Um breve despertar para o futuro

Um breve despertar para o futuro

Our Thinking / Wealth /

Um breve despertar para o futuro
Calendar22 Junho 2018

5 dicas sobre como se prepara para viver bem os longos anos de vida

Pensar no futuro não é uma tarefa simples. Ao contrário, muita gente não sabe por onde começar.

Some a isso alguns possíveis anos a mais de vida, trazidos pela perspectiva da longevidade crescente. Ficou mais difícil, certo? Anos a mais, decisões a mais para serem tomadas e dinheiro a mais para ser poupado.

Então, como se preparar para viver bem os longos anos de vida?

1. Guarde dinheiro desde sempre

Qualquer projeto deverá consumir recurso financeiro, seja como investimento direto ou como seu sustento. Começar cedo ainda te beneficia com os juros dos seus investimentos ao longo do tempo. 

 

 2. Busque sempre independência financeira 

Que nada mais é que a possibilidade de fazer escolhas. Se você pode escolher, você é livre. Assim, seu trabalho, seu cotidiano e suas decisões serão norteados pelos seus desejos e não pelas suas necessidades.

 

  3. Desconsidere o termo “aposentadoria”

Você precisa planejar novas fases da sua vida, sejam elas com ou sem o trabalho laboral. Ainda que a forma mais usual de tratar o pós-carreira seja esta expressão, a realidade do mundo está mudando numa velocidade tão grande que, em breve, “aposentadoria” será um conceito pretérito.

 

4. Não tome nenhuma decisão apenas com o coração 

Ao desbravar novas jornadas na sua vida, se treine, busque formação adequada, converse com pessoas experientes, faça contas e conjecture todas as possibilidades entre dar certo e não dar. Errar faz parte, mas se afundar no erro é uma opção. Estar preparado é uma condição necessária para ganhar qualquer jogo.



5. Deixe o futuro fluir em sua vida

Reconsidere sua referência fixa de carreira, sua compreensão entre vida profissional e pessoal e abrace as mudanças com naturalidade. O futuro trará muitas mudanças de paradigmas, mas certamente a maior delas é a liquidez. Nada será fixo e imutável, especialmente as formações e as carreiras. 


Ou seja, aquela referência para os sistemas biológicos de que quem tende a prosperar não é o mais forte e sim o que melhor se adapta às mudanças, a partir de agora será também uma convicção em termos sociais.

 

 *Fonte: Pesquisa Global da Mercer “Saudável, próspero e produtivo – Os novos imperativos para a segurança financeira”, agosto de 2017.

  Fale com a Mercer
Em breve retornaremos
*Campo Obrigatório