06 Janeiro, 2020


É uma questão de tempo...

Diversos fatores têm o potencial de reformular radicalmente o cenário de investimentos na próxima década. Após o episódio de 11 de setembro, em 2001, a bolha tecnológica e a crise financeira global, os taper tantrums decorrentes da política de afrouxamento quantitativo nos EUA, a política polarizada e as guerras comerciais da década iniciada em 2010 parecem até inofensivos. No entanto, os quebra-cabeças a serem enfrentados pelos investidores na próxima década estão longe de serem inofensivos: rendimentos negativos em mais de um quinto dos títulos globais, inflação obstinadamente baixa no mundo desenvolvido, bancos centrais sem munição para estimular o crescimento, distribuição progressivamente desigual da riqueza e alta nos níveis de endividamento público. Os efeitos das mudanças climáticas também estão se tornando evidentes: as emissões de CO2 estão mais altas do que nunca e o ativismo relacionado ao clima está acelerando. Ventos de mudanças sopram no horizonte e você precisa estar preparado.

Estamos aqui para ajudar


Tenha clareza quanto aos seus prazo, esteja preparado para os negócios como nunca antes e posicione seu portfólio para as mudanças climáticas – tudo isso requer a compreensão tangível de como riscos e oportunidades relacionados podem se desenvolver ao longo do tempo. Para a maioria dos investidores, isso significa expandir o foco para além dos eventos atuais, como o risco geopolítico e a desaceleração do crescimento econômico, para questões mais amplas, como as mudanças potenciais no regime econômico, o impacto das tendências estruturais em evolução e o aumento do reconhecimento por parte do mercado das questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), particularmente as mudanças climáticas. Para ter sucesso nos próximos anos, você deve conciliar todos esses aspectos e seus diferentes prazos.

 

Conheça as recomendações da Mercer. Clique aqui para baixar o relatório  Temas e Oportunidades 2020.  

Baixe o relatório Temas e Oportunidades

Preencha seus dados abaixo para receber o relatório por e-mail. Se seu bloqueador de pop-up não estiver habilitado, o navegador solicitará que você baixe o livro branco ou visualize-o em uma nova janela. 

*Campo Obrigatório