Reforma da Previdência - Próximos passos

Reforma da Previdência - Próximos passos

Our Thinking

Reforma da Previdência

Próximos passos

.

Quão pronta sua organização está para lidar com os impactos da reforma da previdência?

A resposta pode ser: menos do que você pensa. Ao longo dos últimos meses, desde que a Reforma da Previdência se materializou através da Proposta de Emenda à Constituição n° 6, de 2019, temos mantido conversas com empresas de diversos segmentos e portes e com fundos de pensão em todo o país a respeito do assunto. Em nossa avaliação, muitas organizações brasileiras não apenas ainda não começaram a se preparar, como tampouco dimensionaram os impactos que a aprovação da reforma trará  para suas atividades.  

 

Embora no campo legal a alteração esteja circunscrita à legislação básica da previdência social, de forma prática a reforma gera  inúmeras transformações econômicas e sociais, com impactos profundos na vida das pessoas e das empresas. Todos, sem exceção, serão afetados em alguma medida. E embora alguns efeitos das mudanças sejam sentidos gradualmente, há maiores oportunidades para àqueles que se adequarem desde já à nova realidade.

 

A aprovação da Reforma da Previdência trouxe uma série de mudanças, diretas e indiretas, para as empresas. A nova legislação básica da previdência social produz impactos significativos para o presente e o futuro de cada um dos mais de duzentos milhões de brasileiros, alterando de maneira fundamental a agenda estratégica das empresas e, em última análise, a economia do país.

 

Na prática, a Mercer identificou 6 áreas-chave em que empresas e fundos de pensão deverão sofrer algum tipo de impacto por consequência da reforma. Nestas áreas, é importante que os gestores avaliem a necessidade de adequações, sob os pontos de vista legal e estratégico.

  Quer saber mais? Baixe o relatório "Adequando a sua Organização à Reforma da Previdência"
Venha conosco – Iremos lhe ajudar a entender as mudanças e a se adequar ao novo cenário.
Preencha o formulário para receber o arquivo:
*Campo Obrigatório