Programas de previdência para funcionários: a experiência da Roche

Programas de previdência para funcionários: a experiência da Roche

Our Thinking / Wealth /

Programas de previdência para funcionários: a experiência da Roche
Programas de previdência para funcionários: a experiência da Roche
Calendar20 Setembro 2018

Programas de previdência para funcionários: a experiência da Roche

 

Proporcionar qualidade de vida para os profissionais: aí está uma iniciativa essencial para qualquer empresa que almeja obter resultados mais expressivos. Nesta linha, os programas de previdência oferecem proteção e saúde financeira em uma importante fase da vida do empregado e de sua família: a aposentadoria. Um programa de previdência bem implantado e integrado à educação financeira fortalece a cultura organizacional e conquista o engajamento dos indivíduos nas organizações.

Que tal conhecer um ótimo exemplo para não ficar com dúvidas? Neste post, vamos apresentar em detalhes uma ação realizada pela Roche para os seus empregados, relacionada ao plano de previdência complementar da companhia, o Rocheprev. Confira!

Entenda a importância dos programas de previdência

Criar um ambiente favorável para a sustentabilidade financeira dos funcionários: esse foi um dos aspectos que motivou a criação da Rocheprev, há 21 anos. Na avaliação do advogado e diretor superintendente da Rocheprev, Edivaldo Bardella Junior, a iniciativa também contribui para a retenção de talentos na empresa.

Uma das razões, segundo ele, é que a Roche oferece uma contrapartida de 200% na contribuição do plano de previdência, conforme elegibilidade, o que é um grande diferencial no mercado brasileiro. “Nosso plano também é uma maneira de atrair novos talentos para a empresa. Ter um benefício desenhado para o longo prazo é imprescindível para o engajamento das pessoas”, enfatizou Edivaldo.

Neste sentido, a Roche criou o Rocheprev Day, um dia inteiro voltado para temas relacionados à educação financeira e previdenciária com palestras de especialistas, trocas de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre o benefício para toda a população.

Veja como é possível envolver a equipe

Um dos idealizadores do evento foi Edivaldo Bardella Junior, que nos contou por que essa iniciativa foi criada: “nós percebemos que os colaboradores não tinham uma percepção tão positiva desse benefício, não entendiam o valor do plano e a importância futura para ele e sua família. O principal objetivo foi esse: aproximar os participantes da entidade e mostrar como eles podem construir um futuro mais estável e tranquilo por meio do plano”.

Na avaliação do superintendente, o Rocheprev Day foi uma excelente oportunidade de mostrar como a empresa é transparente com relação ao plano de previdência. Além disso, a iniciativa gerou uma aproximação maior dos empregados com a entidade, com a abertura de espaço para tirar dúvidas sobre o funcionamento do programa de previdência complementar.

Para alcançar os resultados desejados, o evento foi desenhado a partir de sessões que envolviam os funcionários, assistidos e ex-funcionários vinculados. A medida permitiu uma interação entre esses diferentes públicos, o que reforçou a imagem positiva da Rocheprev.

Também foi realizada uma edição alternativa do Rocheprev Day para os consultores de vendas que trabalham em outras unidades. Com a ajuda da Mercer, foram oferecidos alguns plantões e realizados atendimentos aos funcionários, que tiraram dúvidas importantes. A iniciativa valeu muito a pena, trazendo novas adesões ao plano.

Neste ano, estendemos o Rocheprev Day para nossa fábrica no Rio de Janeiro. Promovemos 2 eventos em 2018: um na nossa sede em São Paulo, com transmissão ao vivo para a força de vendas e um para a nossa fábrica no Rio”, informou o superintendente da Rocheprev.

Na opinião de Edivaldo Bardella Junior, o Rocheprev Day foi um verdadeiro sucesso, uma vez que proporcionou um aumento imediato na adesão de participantes ao programa de previdência.

Os colaboradores passaram a participar mais das reuniões periódicas da entidade, que têm um espaço aberto para perguntas. Eles também passaram a nos perguntar em outros ambientes da empresa como podem aderir ao plano. Isso mostra que o evento tornou o Rocheprev mais acessível ao público”, afirmou Edivaldo.

Benefícios proporcionados pela Rocheprev

Para as empresas

Para o superintendente da Rocheprev, o combo de retenção e atração de pessoas é uma grande vantagem que os programas de previdência oferecem à empresa. A Roche promove uma série de eventos para conscientizar os profissionais sobre ações importantes para a melhoria da sua qualidade de vida e também realiza o Rocheprev Educação, com palestras voltadas para a gestão das finanças dos colaboradores.

Todas essas iniciativas são simplesmente fundamentais no engajamento dos empregados. Com profissionais mais envolvidos e identificados com a Roche, a produtividade aumenta, favorecendo a fidelização dos clientes.

Para os empregados

A segurança de contar com uma renda maior para a família no futuro certamente é um dos maiores benefícios dos programas de previdência. Para isso, a empresa ajuda o empregado a acumular a reserva futura por meio da contrapartida das contribuições.

Há ainda algumas vantagens extras para os participantes em relação aos planos de previdência complementar disponibilizados por instituições financeiras. Uma delas é a ausência das taxas de administração, o que torna o plano mais acessível para os empregados. Os interessados também podem contar com o apoio mais direto de profissionais com um grande conhecimento do mercado, o que ajuda a esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do plano.

Com o Rocheprev Day e o Roche Educação, mostramos para os empregados como nos preocupamos com a qualidade de vida deles. Isso é um grande diferencial com relação aos programas de previdência complementar existentes no mercado”, acrescentou Edivaldo.

Desvende a parceria da Roche com a Mercer

A Mercer oferece um grande apoio à administração da Rocheprev no atendimento das demandas dos órgãos regulatórios. Segundo Edivaldo, esse trabalho é excelente, porque também ajuda a tirar dúvidas dos participantes sobre o plano de previdência complementar e do dia a dia da entidade.

Um outro diferencial da Mercer está no apoio às estratégias de investimento. Entendendo muito bem os objetivos da Rocheprev e os anseios dos participantes, a Mercer consegue fornecer um suporte técnico impecável para o portal da entidade e o atendimento aos beneficiários.

De acordo com o Head of wealth da Mercer Brasil, Felipe Bruno, a empresa oferece um rol completo de soluções em consultoria em previdência para corporações, englobando todas as dimensões da gestão, como:

  • governança;
  • atuarial;
  • investimentos;
  • jurídico;
  • comunicação e educação financeira;
  • seguridade;
  • gestão estratégica dos passivos pós-emprego;
  • benchmarking.

Fundamentalmente, queremos auxiliar empresas que tenham o planejamento financeiro de seus profissionais como tema prioritário em suas agendas”, destacou Felipe Bruno.

No fim das contas, é inegável: investir em programas de previdência aos funcionários é uma ótima iniciativa para engajar a equipe, ter mais condições de reter os profissionais e de obter um desempenho superior ao dos concorrentes. Então o que ainda está esperando para começar?

A ideia é valorizar os empregados e torná-los mais alinhados com os objetivos do seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo nesse caminho!

  Tem alguma dúvida ou quer conversar mais sobre algum tema do evento?
Envie-nos um e-mail, responderemos em breve.
*Campo Obrigatório