O que acontece quando a liderança econômica global sai das mãos da economia ocidental para os mercados em crescimento — países da Ásia, América Latina, Oriente Médio e África? Em nossa primeira e inédita pesquisa “Tendências de alocação de ativos de mercados em crescimento: uma paisagem em evolução”, analisamos a alocação de ativos de fundos de pensão nesses mercados dinâmicos e interpretamos o que as tendências significam para os proprietários de ativos, gestores de ativos e, em última análise, investidores individuais.

 

Considere esses números:

 

  • 25 dos 50 principais investidores institucionais globais estão localizados em mercados em crescimento.[1]
  • Quase 70% do crescimento global atualmente vêm dessas economias.[2]
  • Em 2018, pela primeira vez na história, mais de 50% da população mundial — 3,8 bilhões de pessoas — são considerados como de classe média ou ricos; espera-se que esse segmento aumente para 5,3 bilhões de pessoas até 2030.[3]
  • Cinquenta e quatro por cento da classe média mundial reside na Ásia.[4]

 

As economias de mercados em crescimento estão rapidamente se tornando as líderes do crescimento global. Sua participação na capitalização global do mercado de ações triplicou nos últimos 15 anos, chegando a 30%, enquanto sua participação na dívida do mercado global duplicou, chegando a aproximadamente 20%. Essa tendência só deve aumentar na medida em que os mercados financeiros globais se conscientizem do seu imenso crescimento econômico.

 

Para ajudar os investidores a entender o estado atual dos ativos sob gestão nesses mercados, a Mercer realizou sua primeira pesquisa de alocação de ativos de mercados em crescimento. Com foco nos esquemas corporativos, governamentais e obrigatórios de aposentadoria, reunimos informações sobre quase US$ 5[5] trilhões em ativos sob gestão na América Latina, África e Ásia; incluímos também um comentário sobre as tendências de investimento no Oriente Médio.

 

Entre as principais conclusões estão as seguintes:

 

  • A exposição às ações tem aumentado, em detrimento da renda fixa.
  • A liberalização do mercado está possibilitando carteiras mais diversificadas: os ativos estrangeiros estão em ascensão, em detrimento dos ativos domésticos. As carteiras mantêm vieses significativos do país/região de origem, embora a expectativa seja de que as tendências de liberalização continuem.
  • Os alternativos ganharam maior impulso nas carteiras dos investidores, principalmente os ativos imobiliários, de infraestrutura e private equity.

 

 

 

 

 

 

 

    “"Em geral, estamos vendo tendências para mercados mais abertos, que permitem aos investidores diversificar melhor suas carteiras em diferentes geografias, setores, classes de ativos e moedas".

    Fiona Dunsire, líder de patrimônio da Mercer para mercados em crescimento”

 

While there is great variation in broad asset allocation among jurisdictions, driven primarily by local regulations, we expect this to change as more markets further open their doors to international investing. Investors across the globe are responding.

 

Institutional investors and asset managers within growth markets and around the world can benefit from insights into the state of these increasingly important economies. Download the free report to see the complete findings, including region-by-region analysis for Latin America, Asia, the Middle East and Africa.

 

[1]Investment & Pensions EuropeTop 1000 Global Institutional Investors, 2016
[2]Data from the World Bank.
[3]Kharas H and Hamel K. “A Global Tipping Point: Half the World Is Now Middle Class or Wealthier,” September 27, 2018, available at https://www.brookings.edu/blog/future-development/2018/09/27/a-global-tipping-point-half-the-world-is-now-middle-class-or-wealthier/
[4]Brookings. The Unprecedented Expansion of the Middle Class: An Update, 2017.
[5]Data as of the most recent date available for each country/region; please consult the full report for details

 

 

Embora haja uma grande variação entre países e regiões na alocação ampla de ativos, impulsionada, principalmente, pelos regulamentos locais, esperamos que isso mude à medida que mais países e regiões abrem suas portas para investimentos internacionais. Investidores em todo o mundo estão reagindo.

 

Investidores institucionais e gestores de ativos nos mercados em crescimento e em todo o mundo podem se beneficiar dos insights sobre o estado dessas economias cada vez mais importantes. Faça o download gratuito do relatório para conferir as conclusões completas, incluindo a análise detalhada por região para a América Latina, Ásia, Oriente Médio e África.

 

[1]Investment & Pensions Europe Top 1000 Global Institutional Investors, 2016
[2]Dados do Banco Mundial.
[3]Kharas, H. e Hamel, K. “A Global Tipping Point: Half the World Is Now Middle Class or Wealthier,” 27 de setembro de 2018, disponível em https://www.brookings.edu/blog/future-development/2018/09/27/a-global-tipping-point-half-the-world-is-now-middle-class-or-wealthier/
[4]Brookings. The Unprecedented Expansion of the Middle Class: An Update, 2017.
[5]Dados na data mais recente disponível para cada país; consulte o relatório completo para obter mais detalhes

Avisos importantes


As referências à Mercer deverão ser interpretadas de modo a incluir a Mercer LLC e/ou suas empresas associadas.

Para divulgações de conflitos de interesse da Mercer, entre em contato com seu representante da Mercer ou consulte "http://www.mercer.com/conflictsofinterestwww.mercer.com/conflictsofinterest.

 

Este documento não constitui uma oferta de compra ou venda de valores mobiliários.
A Mercer não oferece consultoria fiscal ou jurídica. Entre em contato com seu assessor fiscal, contador e/ou advogado antes de tomar decisões com implicações fiscais ou jurídicas.


As informações contidas neste documento podem ter sido obtidas de uma série de fontes terceiras. Apesar de serem consideradas confiáveis, a Mercer não buscou comprová-las de forma independente. Consequentemente, a Mercer não oferece declarações ou garantias quanto à veracidade das informações apresentadas e não se responsabiliza (inclusive por danos indiretos, consequenciais ou incidentais) por qualquer erro, omissão ou imprecisão nos dados fornecidos por qualquer terceiro.


Os serviços de consultoria e gestão de investimentos para clientes dos EUA são fornecidos pela Mercer Investments LLC (Mercer Investments). A Mercer Investments é uma consultora de investimentos registrada em nível federal ao abrigo da Lei de Consultores de Investimentos dos EUA de 1940, conforme alterada. O registro como consultor de investimentos não implica um determinado nível de competência ou formação. As comunicações verbais e por escrito de um consultor fornecem informações a respeito das quais você deverá decidir se deve contratar ou reter um consultor. O formulário ADV Partes 2A e 2B da Mercer Investments pode ser obtido mediante solicitação por escrito direcionada para:  Compliance Department, Mercer Investments, 99 High St, Boston, MA 02110 USA.

Obtenha o relatório completo "Tendências de alocação de ativos de mercados em crescimento: uma paisagem em evolução"

Preencha seus dados abaixo para receber o Relatório de Pesquisa por e-mail. Se seu bloqueador de pop-up não estiver habilitado, o navegador solicitará que você baixe o livro branco ou visualize-o em uma nova janela.

*Campo Obrigatório