Os Fundos de Pensão precisam buscar alternativas de investimentos

Os Fundos de Pensão precisam buscar alternativas de investimentos

Our Thinking / Wealth /

Os Fundos de Pensão precisam buscar alternativas de investimentos
Calendar10 Setembro 2018

Esse artigo se refere ao Evento Mercer de Previdência Complementar, que realizamos no dia 28 de agosto de 2018.

***

Os Fundos de Pensão precisam buscar alternativas de investimentos

A exposição sobre Tendências Globais para Investidores Institucionais ficou a cargo do convidado internacional Hooman Kaveh, Global CIO Mercer Delegated Investment Solutions. Baseado em estudos de caso ao redor do mundo, o palestrante demostrou como a Mercer pode apoiar os investidores institucionais, principalmente os Fundos de Pensão,  interessados em expandir suas carteiras de investimentos no exterior.

Renda Fixa já não é suficiente

Inicialmente Hooman destacou a importância de que os Fundos de Pensão busquem alternativas de investimentos em um cenário onde a Renda Fixa já não é suficiente para que os Planos alcancem as metas atuariais. Na sequência, abordou acerca da estrutura de governança fiduciária necessária para se tomar e implementar as melhores decisões de investimentos, que perpassa por definição dos resultados desejados a partir do fluxo do passivo, definição da estratégia para atendimento do objetivo, decisão acerca dos gestores e dos papéis a serem investidos, seleção dos gestores e monitoramento dos resultados em relação ao objetivo proposto.

A solução para acessar as melhores estratégias de investimento ao redor do globo

Num segundo momento da palestra, Hooman Kaveh trouxe exemplos das ferramentas que a Mercer pode oferecer aos responsáveis pelos investimentos e que visam auxiliar o monitoramento da performance e os riscos envolvidos. Esse tipo de radar permite que os gestores das Entidades Fechadas de Previdência Complementar tenham uma visão holística dos investimentos, garantindo um maior segurança ao processo. A solução apresentada pelo palestrante permite acessar as melhores estratégias de investimento ao redor do globo, a partir de uma estrutura que conta com profissionais dedicados a pesquisas globais de gestores e due diligence operacional.

Ao falar sobre o ambiente de investimentos, temas e oportunidades atuais, destacou uma tendência de crescimento dos ativos em países emergentes, uma polarização dos investimentos que fará com que os mercados se tornem mais cuidadosos, bem como uma tendência de um aumento inflacionário importante.

Os desafios em encontrar o melhor momento para investir no exterior

Aberto o debate com o público presente, a discussão se deu sobre os desafios para se encontrar o melhor momento para se tomar a decisão de investimento no exterior, frente ao cenário econômico brasileiro atual. Observou a necessidade de maior adaptação e sofisticação das soluções e a diversificação dos investimentos como ferramenta de defesa para o futuro. Destacou, ainda, a importância de ser ter um processo bem definido e com um espaço de tempo determinado, de modo a aumentar o nível de investimentos gradativamente. Por fim, comentou sobre os cuidados que se deve ter no longo prazo no que tange às variações cambiais da moeda.

  Tem alguma dúvida ou quer conversar mais sobre algum tema do evento?
Envie-nos um e-mail, responderemos em breve.
*Campo Obrigatório