Informativo de investimentos Mercer Brasil - Abril 2018

Economia Internacional

Our Thinking / Wealth /

Informativo de investimentos - Mercer - Abril 2018
Calendar18 Maio 2018

Em abril tivemos um marco importante na Asia com o encontro histórico do líder da Coreia do Norte Kim Jong-um e Moon Jae-in líder da Coreia do Sul. Com a aproximação dos dois países, observamos uma redução da tensão na região. A respeito da atividade econômica internacional, houve uma continuidade do ritmo de crescimento, o PMI manufaturados globais em março registrou 50,4 pontos ante 50,8 em abril. O PIB veio ligeiramente abaixo de 4% mas ainda demonstrando um ritmo vigoroso.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve vem apontando para a continuidade do ciclo de aperto monetário. A economia americana está tecnicamente em pleno emprego, com uma taxa de 3,9%, abaixo da taxa de equilíbrio considerada pelo FED de 4,5% e as condições monetárias seguem frouxas (estímulos monetários via taxa de juros baixas). O resultado dos estímulos fiscais deve começar a dar sinais nesse segundo semestre, com o início da deteriorização das contas públicas elevando o prêmio de risco. Se o crescimento global permanecer saudável, espera-se que o FED ainda suba os juros três vezes este ano e três a quatro vezes em 2019. 

Na Zona Euro, frustrações recentes de dados de atividade, como por exemplo no setor industrial alemão, acenderam uma luz amarela para o Banco Central Europeu. Não se espera uma desaceleração adicional nos próximos trimestres, mas a fraqueza do primeiro trimestre já foi o suficiente para sinalizar mais gradualismo na reversão dos estímulos vigentes. O ECB continua dando sinais “dove” sobre a política monetária na região, refletindo os números de inflação abaixo da meta.

Na China, os dados de crescimento vêm apresentando os mesmos níveis de meses anteriores e está em linha com a meta do governo chinês. Os últimos dados do 1º trimestre do ano apontam um crescimento do PIB na ordem de 1,4% acima do 1º trimestre do ano passado que apresentou uma evolução de 1,3%. Os dados do índice de atividade dos gerentes de compras do PMI de serviços Caixin mostraram uma evolução para 52,9 em abril ante 52,3 em março. Por fim, a apreciação do Dólar eleva os riscos de saída de capitais, hoje reprimida pelos diversos controles cambiais que se fragilizam frente a riscos de depreciação da moeda chinesa.

  Fale com a Mercer
Para mais informações, preencha o formulário abaixo. Nós entraremos em contato.
*Campo Obrigatório