Informativo de Investimentos - Junlo 2018

Informativo de Investimentos - Junlo 2018

Our Thinking / Wealth /

Informativo de investimentos Mercer - Julho 2018
Calendar24 Agosto 2018

Cenário Econômico

O mês de julho apresentou uma sequência da dinâmica e expansão das principais economias internacionais, mas continuamos observando um cenário desafiador. Seguimos com as incertezas com as economias emergentes, principalmente com o Brasil.

Nos EUA, ao longo do mês de julho, foi divulgado o forte resultado do PIB do 2º trimestre. Os dados de crescimento e mercado de trabalho nos EUA seguiram surpreendendo positivamente, com o PIB trimestral registrando cerca de 4% de expansão anualizada. Estes fatores contribuíram para uma melhora marginal na percepção de crescimento global, o que impulsionou os preços de ativos de risco. Mas as primeiras informações sobre a segunda metade do ano já mostram sinais de desaceleração, a exemplo do PMI manufatureiro.  O FED manteve sua posição em relação à atividade e inflação de maneira a indicar a alta de juros já esperada pelo mercado para setembro.

Sobre a China, está havendo uma série de medidas por parte do governo para sustentar o crescimento econômico Chinês. Estão se utilizando de diversos canais de estímulo, seja monetário, fiscal, creditício, regulatório e cambial. Acredita-se que esse movimento seria uma resposta preventiva para os potenciais efeitos da guerra comercial com os EUA.

Na Zona do Euro, houve um arrefecimento das tensões com redução de riscos políticos com a estabilização da coalização entre Europa e à guerra comercial com os EUA. Além disso, a economia da Zona do Euro tem apresentado moderação na margem, o PIB avançou 0,4% no segundo trimestre após expansão de 0,7% nos trimestres anteriores.

Um dos principais componentes de risco global se deve a Turquia, que segue enfrentando problemas relacionados ao descontrole da inflação ao mesmo tempo que atravessa um período turbulento do ponto de vista político. Também compondo esse ambiente mais desafiador para a economia global é a guerra comercial deflagrada entre as duas maiores economias do mundo. O clima de tensão ganhou novos contornos com o anúncio dos EUA de que eles estão considerando aumentar a tarifa proposta sobre US$ 200 bilhões de bens chineses, que deverão entrar em vigor no começo de setembro, de 10% para 25%, aumentando a pressão sobre Pequim.

  Vamos falar mais sobre isso?
Envie-nos uma mensagem para conversar com nossos especialistas
*Campo Obrigatório