Covid-19 eleva o valor do investimento responsável - ESG

“Sem precedentes, perturbadora, grande transformação ”- são palavras comuns que descrevem a pandemia da COVID-19 e o choque que está provocando para empresas, economias e governos, testando os limites e a resistência de nossa sociedade e cultura. Sem dúvida, isso pode significar mudanças significativas para o mundo e a maneira como trabalhamos e interagimos no futuro próximo.


O ponto principal é que os efeitos dessa interrupção devem acelerar a análise de possíveis choques futuros do sistema, diferenciando empresas que constroem resiliência em toda a cadeia de valor e aquelas que não o fazem. O investimento responsável (IR) e a análise ambiental, social e de governança (ASG, ou ESG na sigla em inglês) avaliam e desenvolvem abordagens de sistemas e estudam a resiliência há algum tempo. O valor da análise ASG está se tornando cada vez mais claro.

Acreditamos que não há melhor evidência no curto prazo desse valor do que o desempenho dos índices e estratégias de investimento do IR durante esta e a crise financeira de 2008. O MSCI ACWI ESG Leaders Index, setor neutro, por exemplo, superou o Índice ACWI, especialmente durante a mais recente desaceleração do mercado em fevereiro e março de 2020 (Figura 1). Observamos que os fatores de estilo têm um papel significativo a desempenhar no desempenho (na verdade, o índice Momentum superou o ACWI mais ao longo do primeiro trimestre de 2020, além dos índices de qualidade, crescimento e volatilidade mínima). No caso do índice MSCI ACWI ESG, a maior contribuição fatorial foi ESG puro, seguido de qualidade, volatilidade e momento, de acordo com o MSCI.1

Figura 1. Desempenho superior do MSCI ACWI ESG Leaders Index versus MSCI ACWI

Figura 1. Desempenho superior do MSCI ACWI ESG Leaders Index versus MSCI ACWI

Fonte:
MSCI 

A Morningstar também constatou que, para o primeiro trimestre de 2020, dos 26 fundos ESG que acompanha (nas categorias EUA, mercados globais e mercados emergentes), 24 superaram o desempenho. Dos 206 fundos de ações e ETFs sustentáveis nos EUA, 44% estão no quartil superior, 70% nos dois primeiros e apenas 11% no quartil mais baixo, com base no desempenho acumulado no ano até março, líquido de despesas.2

Um padrão semelhante surgiu durante a crise financeira de 2008, com o MSCI ESG Leaders Index superando a fase inicial, conforme mostrado nas barras verticais em azul claro na Figura 2 abaixo. Dado um grande aumento na volatilidade no mês passado semelhante aos níveis observados durante a crise de 2008 (representada pela linha azul escura abaixo), será interessante ver se padrões de desempenho ESG semelhantes surgem. As empresas de ESG com classificação alta tendem a ser menos cíclicas e são mais propensas a estar nos setores de tecnologia, saúde e bens de consumo não duráveis - e provavelmente terão melhor desempenho no atual ambiente de mercado e durante a crise econômica da COVID-19. Entre esses padrões, está o possível baixo desempenho, à medida que os mercados se recuperam e os ciclos e a energia se tornam potencialmente mais favoráveis.

Figura 2. Volatilidade transversal e desempenho relativo dos líderes MSCI ESG Leaders versus MSCI World

Figura 2. Volatilidade transversal e desempenho relativo dos líderes MSCI ESG Leaders versus MSCI World

Nota:
As barras verticais azuis claras representam o desempenho relativo do MSCI ESG Leaders Index comparado ao MSCI World Index. A linha azul escura representa a volatilidade transversal mensal do mercado de ações global e a linha azul clara é a volatilidade transversal média rolada suavizada de 12 meses.
Fontes: Refinitiv, Mercer.

Performance a Longo Prazo

No entanto, há muito mais na performance do ESG do que apenas um desempenho mais robusto através de choques de mercado a curto prazo. Desde a sua criação, em setembro de 2007 a 28 de fevereiro de 2020, o MSCI ACWI ESG Leaders Index retornou 5,24% em comparação com 4,48% para o mercado amplo e superou os prazos de um, três, cinco e 10 anos.3

Uma análise abrangente de centenas de relatórios publicados e estudos acadêmicos nas últimas décadas também mostrou uma relação positiva entre os fatores ASG e o desempenho financeiro da empresa (PCP). Mais de 90% deles mostraram uma conexão neutra ou positiva entre ESG e PCP. Pesquisas recentes de Harvard com foco na materialidade dos fatores ASG também apoiam o caso. Longe vão os dias em que o investimento responsável foi assumido como o custo do desempenho.


Tendências Futuras no IR da COVID-19

A pandemia da COVID-19 e correção de mercado e a situação extrema em que muitas empresas se encontram agora podem destacar áreas de estudos adicionais sobre o desempenho ESG, bem como avaliar seu valor agregado adicional.

Muitos investidores responsáveis valorizam empresas com planejamento de resiliência de longo prazo em suas cadeias de suprimentos e força de trabalho, entre muitos outros fatores “sociais”. Os fatores ESG e o IR podem ajudar a identificar as empresas que investiram em resiliência, que com isto estariam em melhor posição para enfrentar a tempestade COVID-19?

O IR tem pressionado as empresas a planejar mais cenários para pressões e choques relacionados ao clima, estresse hídrido e questões sociais, para citar alguns. As empresas que estão fazendo esse tipo de análise agora devem estar em melhor posição para gerenciar também o cenário de pandemia da COVID-19. Os fundos que valorizam essa abordagem também serão capazes de gerenciar choques de mercado?

O objetivo do investimento sustentável é oferecer desempenho por meio de uma abordagem centrada nas partes interessadas de longo prazo que permita à gerência uma compreensão mais profunda dos riscos e oportunidades de seus negócios. Essa abordagem das partes interessadas será recompensada agora?

Finalmente, será que mais investidores criarão mandatos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, ou SDG na sigla em inglês) e a uma visão de um mundo mais sustentável, criando um ciclo de feedback auto-realizável? Eventualmente, investir capital em empresas alinhadas com os ODS e essa visão pode se tornar cada vez mais favorável em relação a modelos de negócios exploradores e orientados para o curto prazo. A COVID-19 pode muito bem acelerar o interesse em criar mandatos que tornem as economias e a sociedade mais sustentáveis, resilientes e equitativas. E talvez isso não seja tão mal assim.


MSCI, MSCI  ESG Resilience presentation, April 7 2020

Hale J. “Sustainable Funds Weather the First Quarter Better Than Conventional Funds,” Morningstar, April 3, 2020, available at https://www.morningstar.com/articles/976361/sustainable-funds-endure-the-first-quarter-better-than-conventional-funds

https://www.msci.com/documents/10199/9a760a3b-4dc0-4059-b33e-fe67eae92460
Monika Freyman, CFA
Monika Freyman, CFA
Head of Responsible Investment for Mercer Canada
  • Notas Importantes

    As referências à Mercer devem ser interpretadas para incluir a Mercer LLC e / ou suas empresas associadas.
    © 2020 Mercer LLC. All rights reserved.
    Este documento contém informações confidenciais e de propriedade da Mercer e destina-se ao uso exclusivo das partes a quem foram fornecidas pela Mercer. Seu conteúdo não pode ser modificado, vendido ou fornecido de outra forma, no todo ou em parte, a qualquer outra pessoa ou entidade sem a permissão prévia por escrito da Mercer.
    A Mercer não fornece consultoria tributária ou jurídica. Você deve entrar em contato com seu consultor tributário, contador e/ou advogado antes de tomar qualquer decisão com implicações fiscais ou legais
    Isso não constitui uma oferta de compra ou venda de valores mobiliários.
    As descobertas, classificações e / ou opiniões aqui expressas são de propriedade intelectual da Mercer e estão sujeitas a alterações sem prévio aviso. Eles não têm a intenção de fornecer garantias quanto ao desempenho futuro dos produtos de investimento, classes de ativos ou mercados de capitais discutidos.
    Para obter informações sobre conflitos de interesses da Mercer, entre em contato com seu representante Mercer ou consulte http://www.mercer.com/conflictsofinterest.
    Isso não contém conselhos de investimento relacionados às suas circunstâncias particulares. Nenhuma decisão de investimento deve ser tomada com base nessas informações sem primeiro obter aconselhamento profissional adequado e considerando suas circunstâncias. A Mercer fornece recomendações com base nas circunstâncias, objetivos e necessidades de investimento do cliente. Como tal, os resultados do investimento variam e os resultados reais podem diferir materialmente.
    O desempenho passado não é garantia de resultados futuros. O valor dos investimentos pode diminuir tanto quanto aumentar, e você não pode receber de volta o valor investido. Os investimentos denominados em moeda estrangeira variarão com o valor da moeda. Certos investimentos, como valores mobiliários emitidos por pequenas capitalizações, emissores de mercados estrangeiros e emergentes, imóveis e fundos ilíquidos, alavancados ou de alto rendimento, trazem riscos adicionais que devem ser considerados antes de escolher um gerente de investimentos ou tomar uma decisão de investimento.
    Este documento resume as opiniões da Mercer sobre as perspectivas de médio prazo para retornos relativos das principais classes de ativos; a médio prazo, significa dizer de um a três anos. As opiniões expressas neste relatório são relevantes para refletir as visões de mercado de médio prazo na determinação da alocação de ativos apropriada e dos benchmarks dos administradores. As opiniões expressas são fornecidas apenas para fins de discussão, não contêm conselhos de investimento e não fornecem nenhuma garantia ou garantia de retornos futuros do mercado.
    As informações aqui contidas podem ter sido obtidas de várias fontes de terceiros. Embora se acredite que as informações sejam confiáveis, a Mercer não procurou verificá-las independentemente. Como tal, a Mercer não faz representações ou garantias quanto à precisão das informações apresentadas e não se responsabiliza (inclusive por danos indiretos, consequentes ou incidentais) por qualquer erro, omissão ou imprecisão nos dados fornecidos por terceiros.
    Consulte o seguinte link para obter informações sobre índices:
    https://www.mercer.com/content/dam/mercer/attachments/private/nurture-cycle/gl-2019-investment-management-index-definitions-mercer.pdf
    Nem todos os serviços mencionados estão disponíveis em todas as jurisdições. Entre em contato com seu representante Mercer para obter mais informações.
    Certos serviços regulamentados na Europa são fornecidos pela Mercer Global Investments Europe Limited, Mercer (Irlanda) Limited e Mercer Limited. A Mercer Global Investments Europe Limited e a Mercer (Irlanda) Limited são regulamentadas pelo Banco Central da Irlanda. A Mercer Limited é autorizada e regulada pela Autoridade de Conduta Financeira. Registrado na Inglaterra e no País de Gales nº 984275. Escritório registrado: 1 Tower Place West, Tower Place, Londres EC3R 5BU.
    Os serviços de consultoria e gerenciamento de investimentos para clientes nos EUA são fornecidos pela Mercer Investments LLC (Mercer Investments). A Mercer Investments LLC está registrada para fazer negócios como “Mercer Investment Advisers LLC” nos seguintes estados: Arizona, Califórnia, Flórida, Illinois, Kentucky, Nova Jersey, Carolina do Norte, Oklahoma, Pensilvânia, Texas e Virgínia Ocidental; como "Mercer Investments LLC (Delaware)" na Geórgia; como "Mercer Investments LLC de Delaware" na Louisiana; e "Mercer Investments LLC, uma empresa de responsabilidade limitada de Delaware" no Oregon.

    Em novembro de 2018, a Mercer Investments adquiriu a Summit Strategies Group, Inc. ("Summit") e, a partir de 29 de março de 2019, a Mercer Investment Consulting LLC ("MIC"), a Pavilion Advisory Group, Inc. ("PAG") e o Pavilion Alternatives Group LLC ("PALTS") combinado com a Mercer Investments. Certas informações históricas contidas neste documento podem refletir as experiências do MIC, PAG, PALTS ou Summit operando como entidades separadas. A Mercer Investments é uma consultoria de investimentos registrada federalmente sob a Lei de Consultores de Investimentos de 1940, conforme alterada. O registro como consultor de investimentos não implica um certo nível de habilidade ou treinamento. As comunicações orais e escritas de um consultor fornecem informações sobre as quais você decide contratar ou manter um consultor.
    As peças ADV 2A e 2B do formulário da Mercer Investments podem ser obtidas mediante solicitação por escrito direcionada para: Departamento de conformidade, Mercer Investments, 99 High Street, 
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco

Preencha o formulário abaixo. Nós entraremos em contato.

*Campo Obrigatório