Ajudando a entender as estratégias de multiativos

Ajudando a entender as estratégias de multiativos

Our Thinking / Wealth /

Ajudando a entender as estratégias de multiativos
Calendar19 Setembro 2018

O ESPECTRO DAS ESTRATÉGIAS MULTIATIVOS

As estratégias multiativos apresentaram uma evolução nos últimos anos, com o crescimento dos ativos sob gestão (AuM) combinado com uma profusão de lançamentos de produtos. Liquidez, transparência e taxas menores do que muitos outros alternativos líquidos tornaram as estratégias multiativos opções atraentes para investidores com limitações (por exemplo, planos de pensão de contribuição definida com restrições de liquidez e taxa ou pequenos investidores institucionais com restrições de governança). Enquanto isso, investidores maiores e menos limitados também encontraram um lugar para essas estratégias multiativos dentro de seus portfólios, especialmente nos locais em que eles podem demonstrar os benefícios de diversificação dentro do mix de ativos mais amplo.

A Mercer divide as estratégias multiativos em quatro universos principais:

  • Multiativo Principal
  • Multiativo Idiossincrático
  • Paridade ao risco
  • Inflação diversificada

À medida que aumenta a popularidade das estratégias de multiativos, bem como os ativos sob gestão que as utilizam, vemos também a expansão da variedade de estratégias disponíveis para os investidores. Atualmente, temos mais de 500 estratégias listadas em nosso Banco de Dados do Global Investment Manager (GIMD) nas categorias de multiativo Principal e Idiossincrático. Em 2014, a Mercer criou essas duas subcategorias para delinear algumas diferenças importantes nas fontes de risco e retorno entre várias estratégias multiativos, além de destacar os diferentes papéis que podem desempenhar nos portfólios. Veja a Tabela 1 abaixo com um resumo dos pontos principais.


Conforme o mercado evoluiu, os provedores continuaram a inovar e a superar os limites dessas duas categorias, e acreditamos que o espaço de multiativos deve ser visto como um espectro de estratégias. O grau em que uma estratégia utiliza o gerenciamento ativo subjacente, explora a alocação dinâmica de ativos e/ou confia nos retornos direcionais e não direcionais do mercado leva todos a contribuírem para essa variedade de opções. Para ajudar a entender as principais características da diversificada variedade de estratégias dentro desse espectro, nós os separamos informalmente em várias subcategorias. Elas estão resumidas na Tabela 2.


DETALHAMENTO DAS PRINCIPAIS SUBCATEGORIAS

Uma estratégia central passiva tenta fornecer acesso a uma variedade de betas de mercado de maneira eficiente em termos de custo com o uso de instrumentos passivos. O portfólio tem uma alocação estratégica de ativos claramente definida, e as faixas de rebalanceamento são baseadas em risco de longo prazo e expectativas de retorno, com revisões periódicas. O risco de mercado de capital continua a ser o principal vetor dos retornos, mas com retornos totais que devem apresentar menor volatilidade do que os mercados de capital por meio da introdução de alocações para renda fixa e possivelmente alguns alternativos cotados, como imóveis e infraestrutura.

Uma estratégia central ativa se baseia no universo do núcleo passivo, introduzindo alguns ou todos os seguintes fatores de retorno adicionais: seleção de segurança por meio de alocações para estratégias subjacentes ativamente gerenciadas; um grau de alocação dinâmica de ativos; e o uso limitado de transações não direcionais diretamente ou por meio de alocações para estratégias de retorno absoluto. Apesar da adição desses fatores de retorno, o beta do mercado de capital continua sendo o principal fator de retorno para a maioria das estratégias neste espaço, resultando em uma alta correlação com os mercados de capital. As poucas exceções a essa generalização são aquelas estratégias que têm uma alocação maior do que a média para alternativos dentro de sua alocação estratégica.

Faça o download do nosso artigo, Dando sentido às estratégias multiativos, para saber mais sobre os detalhes das estratégias de investimento multiativos. 

  Faça o download do artigo.
Preencha o formulário abaixo para receber o relatório na sua caixa de entrada.
*Campo Obrigatório