Active Share: Is Higher Better?

Active Share: Is Higher Better?

Our Thinking / Wealth /

Active Share: quanto mais alto melhor?
Veja também:
Active Share: quanto mais alto melhor?
Calendar25 Março 2019

O gerenciamento ativo tem sido alvo de um nível significativo de críticas, já que um número crescente de estudos mostrou que o gestor ativo médio lutava para superar os fundos de índice, com a dedução de tarifas e outras despesas. No entanto, muitos outros estudos forneceram provas convincentes de retornos positivos em excesso, com a dedução de tarifas e outras despesas, sugerindo que alguns gestores certamente exibem competência.

Este artigo discute como os investidores podem maximizar a probabilidade de identificar esses gestores competentes. Especificamente, usamos o conceito de active share para distinguir entre diferentes níveis de gestão ativa nas estratégias de investimento dos universos de capital da Mercer. A análise da nossa pesquisa é, portanto, focada em investigar a relação entre o active share e retornos ativos (com relação ao índice) presentes nas estratégias dentro desses universos.

Os resultados de nossa análise sugerem que:

o  As estratégias com alto active share, em média, apresentaram retornos em excesso mais fortes quando comparadas às estratégias de baixo active share.

o  O desempenho mais forte proporcionado pelos fundos com alto active share não pode necessariamente ser associado a níveis mais altos de risco (absoluto ou relativo).

o  Dentro dos fundos com active share mais baixo, aqueles com estratégias sistemáticas de ações obtiveram resultados significativamente melhores do que os com estratégias não sistemáticas (conforme medidas pelo retorno em excesso e pelo índice de informações). 

Acreditamos que o active share tenha relevância na seleção de gestores de patrimônio e deve ser usado como uma das medidas para avaliar o grau de gestão ativa nos portfólios de investimentos. Ao combinar os insights das considerações do active share com uma estrutura de pesquisa sólida e consistente (como a estrutura de quatro fatores da Mercer), os investidores podem identificar um grupo de gestores de portfólio que estão prontos para o sucesso.

  Baixar PDF
Preencha seus dados abaixo para receber o relatório por e-mail. Se seu bloqueador de pop-ups não estiver habilitado, o navegador solicitará que você baixe o artigo ou visualize-o em uma nova janela.
*Campo Obrigatório