A previdência complementar em debate

A previdência complementar em debate

Our Thinking / Wealth /

A previdência complementar em debate
Calendar23 Outubro 2017

A discussão acerca da previdência tem sido bastante recorrente nos últimos meses, o assunto tem permeado os canais de comunicação das grandes massas de forma como nunca havia ocorrido. A eminente reforma trouxe à luz a necessidade da previdência tornar-se pauta importante na agenda de qualquer planejamento financeiro pessoal.

Em decorrência dessas discussões, muito se há questionado acerca de como estamos nos preparando financeiramente para o período de aposentadoria. A incerteza quanto ao benefício da Previdência Social é a questão mais recorrente, no entanto, uma análise mais aprofundada sobre o tema deve englobar outros aspectos, dentro os quais se destacam o prazo do recebimento e a melhor alocação dos investimentos.

No que se refere à Previdência Social, de acordo com o divulgado, a mesma precisará passar por profundas reformas estruturais para manter a capacidade de pagamento dos benefícios, os quais, em razão da inevitável reforma, serão insuficientes para manter o mesmo padrão dos moldes atuais da previdência.

Somam-se ainda a dificuldade em atingir retornos sobre o patrimônio na casa de dois dígitos com a mesma exposição de risco da carteira, bem como o aumento da expectativa de vida. Embora ambos os fatores sejam oriundos de boas notícias, as quais sejam redução da taxa de juros por consequência de uma maior estabilidade da economia e melhores condições de vida para a terceira idade, o efeito prático é um só: viver mais tempo com menos recursos.

No entanto, nas crises é que são geradas as melhores ideias e oportunidades, e por isso tenho uma visão bastante otimista sobre o futuro da previdência. Soluções como transferência de riscos (longevidade, hipóteses ou de qualquer outra natureza), fundos setoriais/associativos, os quais tendem a ser de extrema importância para o sistema em uma nova realidade da CLT, supervisão baseada em risco, entre outros já são passos importantes na direção que o mercado espera, entretanto, mesmo com uma agenda bastante promissora para o setor, ainda há muito que se evoluir e discutir, principalmente em soluções que provenham aos participantes maior flexibilidade e personalização acerca do seu próprio plano.

Obviamente que nesse contexto é necessário atenção, pois quanto maior a autonomia do participante nas decisões sobre o plano, mais bem preparado deve estar, portanto, para que a evolução em novas soluções e produtos não seja em vão, devemos investir igualmente em preparação financeira, ou seja, por mais curioso que possa parecer, o sucesso de uma ou mais ações inovadoras dependem de uma solução já conhecida, que é educação financeira.

Nesse sentido, conclui-se que embora os participantes estejam ávidos por um sistema mais moderno e adequado a uma realidade não podemos nos vislumbrar com soluções inovadoras e esquecermos que para que haja sucesso em qualquer ação ela deve respeitar as individualidades de cada participante/grupo de participantes.

  Fale com a Mercer
Em breve retornaremos
*Campo Obrigatório