Segurança Dos Planos de Previdência em Épocas Incertas | Mercer

Our Thinking / Voice on Growth Economies /

Nove Ações para Garantir a Segurança Dos Planos de Previdência
Calendar30 Maio 2017

Além de ter um Mercado volátil, o Brasil tem observado grandes mudanças demográficas nas últimas décadas à medida que a expectativa de vida aumenta, a taxa de natalidade cai e a estrutura familiar muda. As organizações são forçadas a lidar com potenciais impactos financeiros em seus planos de aposentadoria e a considerar mudanças no desenho do plano, na política de investimentos e no portfolio.

Estamos monitorando o setor de planos de previdência complementar no Brasil há muito tempo, passando pelas mudanças na legislação e também pelos veículos financeiros usados para administrar os planos. Uma preocupação central entre as patrocinadoras de planos - independentemente do veículo financeiro utilizado - é o baixo rendimento de suas carteiras de investimento e as reações negativas subsequentes, de participantes preocupados.

Diante dessas preocupações, nossos clientes nos dizem que sua prioridade número um é estabelecer uma estratégia de longo prazo para minimizar as perdas financeiras acumuladas nos saldos das contas dos participantes. Em segundo lugar, vem melhorar os resultados para os participantes que se aposentarão nos próximos anos e poderão enfrentar saldos significativamente mais baixos.

Nesse cenário problemático e incerto, aconselhamos as patrocinadoras de planos a definir sua estratégia para 2017 com base em nove pontos desenvolvidos por nossos especialistas em previdência.


BAIXE O APLICATIVO  

 

  Saiba mais
Preencha o formulário para acessar o artigo completo.
*Campo Obrigatório