Redefinindo o futuro do trabalho: as organizações precisam migrar da esfera de sobrevivência para a da prosperidade | Mercer

Redefinindo o futuro do trabalho: as organizações precisam migrar da esfera de sobrevivência para a da prosperidade

Our Thinking / Voice on Growth Economies /

Redefinindo o futuro do trabalho: as organizações precisam migrar da esfera de sobrevivência para a da prosperidade
Veja também:
Calendar03 Maio 2018

As empresas estão se conscientizando acerca da Quarta Revolução Industrial, que está dissolvendo os limites entre as esferas físicas, biológicas e digitais.

A velocidade dos avanços tecnológicos – tais como a IA, robótica, transporte autônomo, Internet das Coisas, impressão 3D e análise de big data, entre outros – é uma realidade sem precedentes que afeta quase todos os setores.

Tais avanços estão acontecendo em função da mudança do perfil dos consumidores que, liderados pela Geração Y, preferem serviços ininterruptos em todos os setores. As organizações estão repensando os modelos tradicionais de negócios e se adaptando ao novo ambiente de negócios.

Os líderes empresariais, profissionais de RH e os funcionários têm levantado questões pertinentes:

  • Como podemos estimular o desenvolvimento visando o futuro digital?
  • Como podemos atrair e reter talentos?
  • Como será o sucesso neste novo mundo de trabalho?

Em função deste cenário, as organizações precisam se distinguir umas das outras. Organizações prósperas e dinâmicas – aquelas que transformam o ambiente de trabalho em uma experiência estimulante – serão mais bem-sucedidas no desenvolvimento da força de trabalho do futuro.

A pesquisa mais recente da Mercer, “Prosperar na era da disrupção”, avaliou mais de 800 participantes em 57 países, abrangendo 26 setores. Apenas 52% dos entrevistados afirmaram que suas organizações estavam empenhadas em criar um ambiente onde os funcionários possam PROSPERAR.

Organizações prósperas precisam ser planejadas e desenvolvidas. Na medida em que a automação – conduzida pela IA, robótica e aprendizagem de máquina – substitui funções de trabalho que são repetitivas e exigem pouca qualificação, as empresas devem desenvolver estratégias que requalifiquem a sua força de trabalho. Organizações excepcionais transformam o trabalho em uma experiência que atende às necessidades dos funcionários e libera todo o seu potencial. Apenas dois de cada cinco funcionários pesquisados acreditam que a sua empresa tem uma proposta de valor atrativa e diferenciada. Para os empregadores já empenhados na jornada de se tornar uma organização próspera, os resultados gerais demonstram que o crescimento e o desenvolvimento são os fatores mais importantes, seguidos diretamente pela igualdade de acesso a oportunidades e pela equidade de salários. Significativamente, a pesquisa da Mercer constata que os funcionários que são estimulados e trazem suas personalidades autênticas ao trabalho são 45% mais envolvidos em sua função.

A pesquisa mostra que um ambiente de trabalho de confiança, o sentimento de realização pessoal, a confiança na liderança sênior, clareza sobre os planos de carreira e uma estratégia responsiva às mudanças do mercado externo e às necessidades sociais representam 79% da confiança dos funcionários em relação às empresas em que trabalham. Os funcionários apresentam uma dedicação consistente em organizações que promovem a perseverança por meio de uma proposta exclusiva que ofereça propósito e sensação de pertencimento, proporcionando uma experiência diferenciada que apoia o crescimento de carreira e o bem-estar pessoal, além de uma disposição contratual justa. 

O relatório sobre prosperidade da Mercer sugere algumas prioridades destinadas a ajudar as empresas a acelerarem seu desempenho e que possibilitam sua transição para a força de trabalho do futuro.

Independentemente do porte da organização, mudar para uma cultura de trabalho sustentável e próspera é um fator altamente atrativo. As organizações que são ágeis e promovem uma cultura orientada por propósitos são mais propensas a apresentar um crescimento anual das receitas e a atrair os talentos certos, que desejarão oferecer o seu melhor.

 

BAIXE O APLICATIVO

 

  Saiba mais
Preencha o formulário para acessar o artigo completo.
*Campo Obrigatório