Por que sua avó pode ser o próximo Jack Ma, cofundador da empresa Alibaba

Por que sua avó pode ser o próximo Jack Ma, cofundador da empresa Alibaba

Our Thinking / Voice on Growth Economies /

Por que sua avó pode ser o próximo Jack Ma, cofundador da empresa Alibaba
Veja também:
Calendar04 Setembro 2018

A imagem de um trabalhador envelhecido soprando velinhas em uma reunião amena na sala de conferências, lendo recados emocionados em cartões de “Parabéns pela aposentadoria!”, ficou no passado. Poupem os seus aplausos. Esqueçam o bolo. Talvez não haja nenhum discurso. Cada vez mais os trabalhadores mais velhos estão dispensando essas cerimônias projetadas para marcar sua passagem para os “anos dourados”. Os idosos estão forjando seu próprio futuro e desfazendo um dos clichês mais danosos da vida de uma pessoa: o de que envelhecer é um processo de perda de relevância. 

As pessoas que estão envelhecendo nos dias de hoje não pensam mais assim. Embora as razões financeiras constituam a motivação mais comum, trabalhadores mais velhos também costumam mencionar razões não financeiras para sua permanência na força de trabalho, inclusive o desejo de permanecerem ativos e saudáveis e o fato de se orgulharem de seu trabalho, cultivando um sentimento de autorrealização.2 Quase 60% dos trabalhadores com idades acima de 45 anos estão investindo em novas habilidades profissionais, com a maioria deles experimentando positividade e entusiasmo com relação a seus empregos.

A ideia da aposentadoria lhes é indiferente e até mesmo ofensiva. E o que isso representa para alguém que comemora a aposentadoria porque passou os últimos 45 anos de sua vida fazendo algo que preferiria não fazer? Com certeza, pouca gente gosta de acordar cedo e se arrastar para o trabalho numa manhã de segunda-feira, mas esse pequeno ato de autodeterminação conecta essas pessoas a milhões de outros trabalhadores que compartilham a mesma experiência. Essa conexão lhes proporciona relevância, dignidade e um senso de propósito. As pessoas mais velhas sabem que sair para trabalhar é uma bênção, não uma maldição. E os trabalhadores que se aproximam da idade de se aposentar estão descobrindo que hoje, mais do que nunca, um emprego — e a relevância que ele traz — é algo que pode ser personalizado para adaptar-se ao seu modo de vida. 

 
BAIXE O APLICATIVO


  Saber mais
Preencha o formulário abaixo para receber o relatório na sua caixa de entrada.
*Campo Obrigatório