Três maneiras pelas quais funcionários que estão envelhecendo ajudam as empresas a economizar muito dinheiro

Three Ways Aging Employees Save Companies Tons of Money

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Três maneiras pelas quais funcionários que estão envelhecendo ajudam as empresas a economizar muito dinheiro
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Calendar24 Outubro 2018

As empresas que operam em grande parte da Ásia enfrentam um grave desafio de envelhecimento da população que é distinto para a região. Enquanto, como um todo, o Pacífico Asiático é a região de envelhecimento mais rápido globalmente, existem diferentes ritmos de envelhecimento da população em todos os países-membros – com algumas economias com a expectativa de encontrar mais cedo que outras o problema de uma força de trabalho mais velha. As empresas precisam fazer melhor ao assimilar os trabalhadores mais velhos, especialmente em setores onde a demografia está desviada para um conjunto mais jovem dos trabalhadores, como o setor de tecnologia.

Sem a sabedoria das pessoas idosas, cada nova geração teria que começar do zero. Crianças teriam que ensinar a si mesmas a ler, amarrar seus sapatos e abrir portas. Não haveria nenhuma regra para esportes. Carros se transformariam em ferrugem em rodovias rachadas. Felizmente, as pessoas mais velhas — pais, professores e mentores — fornecem às gerações subsequentes a sabedoria que elas precisam para viver, navegar os desafios da vida e encontrar significado no mundo. Os funcionários mais velhos oferecem às empresas esses mesmos benefícios, e muito mais.

Embora pesquisadores tenham descoberto que a biologia do envelhecimento tende a afetar negativamente a memória episódica (lembrança de contexto) e a velocidade de processamento (lidar com tarefas complexas), eles também descobriram que o aumento de idade está associado com melhor memória semântica (base de conhecimento) e habilidades de linguagem e fala (discurso). Na verdade, em geral, os pesquisadores descobriram que, enquanto a 'inteligência fluida' (resolução de novos problemas, descoberta de padrões) tende a falhar em trabalhadores mais velhos, a 'inteligência cristalizada' (acessar habilidades a partir de conhecimento e experiência) tende a ser muito maior neles.[1] Os trabalhadores mais velhos também são conhecidos por terem melhores capacidades para regulação emocional, o que significa que eles são mais propensos a agir calmamente e racionalmente em situações estressantes ou tensas no local de trabalho ao tomar decisões difíceis.[2]

O poder da gratidão

Os funcionários que estão envelhecendo entendem que a vida é temporária e que uma boa saúde e um trabalho recompensador nunca devem ser subestimados. Funcionários mais velhos desfrutam de maiores taxas de satisfação no trabalho que funcionários mais jovens. Eles tendem a ser capazes de se concentrar e não são consumidos pelas distrações e influências exteriores. Trabalhadores mais jovens, particularmente quando a economia está forte, muitas vezes refletem sobre melhores oportunidades em outro lugar — empregos com melhores salários, mais facilidades e melhores condições de trabalho. Trabalhadores mais jovens são mais propensos a deixar o emprego e, muitas vezes, acreditam que a melhor maneira de conseguir um aumento é mudar de empresa, em vez de negociar com seu gerente atual. Hoje, é comum que os funcionários mais jovens saiam de um trabalho em menos de dois ou três anos e sigam para o próximo. Essa tendência é extremamente onerosa para os empregadores.

Os trabalhadores mais velhos em uma empresa também fornecem o potencial crucial para a consolidação da construção da empresa e do conhecimento. Durante uma vasta onda de aposentadoria no início de 2000, quando baby boomers deixaram a força de trabalho, muitas empresas tiveram dificuldades com as lacunas de conhecimento criadas com sua ausência. Preservar o capital intelectual dos trabalhadores mais velhos é essencial para a preservação da cultura e do conhecimento – um atributo crucial em um ambiente de constante disrupção e evolução. Estudos também mostram que os trabalhadores mais velhos são melhores em estimular e orientar os trabalhadores mais jovens, o que ajuda a melhorar a continuidade dos negócios e atenuar problemas de lacuna de conhecimento. Vemos uma prova clara dessa tendência, especialmente no setor de energia. Em uma recente campanha de recrutamento em toda a Ásia, com fotos de trabalhadores mais velhos usando a mais recente tecnologia, a Saudi Aramco fez uma contratação de especialistas de perfuração aposentados para se juntar à sua recém-adquirida refinaria offshore na costa da Malásia.

Funcionários mais velhos também sabem quem são e o que querem de um emprego e de seus empregadores. Eles são melhores em negociar um salário que os faz felizes durante o processo de entrevista e mais astutos para saber quais oportunidades são melhores para suas habilidades e sensibilidades. Os trabalhadores mais velhos cresceram para além das obrigações familiares e sociais de jovens adultos e oferecem aos empregadores um nível de lealdade que pode ser difícil para os trabalhadores mais jovens alcançar, uma vez que lidam com prioridades concorrentes. Para os empregadores, esse senso de estabilidade e felicidade tem um impacto extremamente valioso sobre a cultura do local de trabalho. Isso leva à reduzida rotatividade de funcionários, aumento de produtividade e motivação do trabalhador. Funcionários mais velhos fornecem o equilíbrio perfeito em relação aos mais jovens que ainda estão se encontrando, e encontrando seu lugar no mercado de trabalho.

É animador ver um aumento no número de trabalhadores idosos ativos no mercado de trabalho, graças ao aumento da idade de aposentadoria em muitos países. A força de trabalho multigeracional resultante beneficiará os empregadores e, eventualmente, o ambiente econômico em geral, com menos dependência na segurança social.

A continuação dos valores

Cada empresa de sucesso é construída sobre valores específicos. Algumas empresas priorizam atendimento VIP, o poder da nova tecnologia, ou ser consciente em relação ao meio-ambiente. Ao longo do tempo, muitas vezes as empresas podem perder de vista sua missão e valores, e devem revisitar o passado para encontrar uma nova direção para o futuro. Tomemos, por exemplo, a Apple, que em 1997 estava operando com prejuízo. O Conselho decidiu que não tinha escolha, a não ser recontratar o co-fundador Steve Jobs para impulsionar a empresa em direção à recuperação financeira. (a Microsoft e o Windows 95 tinham tomado conta do mercado.) A paixão e a compreensão de Steve Jobs com relação à disrupção tecnológica, rebeldia do setor e produtos elegantemente belos retornaram a Apple à sua antiga glória. Ele também apresentou ao mundo uma nova sucessão de produtos simplificados que dominam nossa cultura hoje.

Os funcionários que estão envelhecendo fornecem às empresas uma continuidade de valores. A pressão incessante para inovar e competir muitas vezes envia empresas em direções erradas que podem custar milhões em capital desperdiçado. Os funcionários que estão envelhecendo tiveram tempo para internalizar os valores da empresa e podem identificar quando pressões externas estão seduzindo a empresa em produtos ou comportamentos que, derradeiramente, irão comprometer os recursos e o patrimônio da marca. Considere isso: das empresas que compunham o Fortune 500 em 1955, apenas 12% ainda estavam presentes em 2016. Claro, a marcha do tempo e da tecnologia muda o cenário de negócios, mas, certamente, muitas dessas empresas se extinguiram porque perderam de vista seus objetivos. Trabalhadores mais velhos, como familiares mais velhos, podem conectar o passado e o futuro.

Diversidade é a nova vantagem competitiva

As empresas estão descobrindo o poder inerente de uma força de trabalho diversificada na medida em que se esforçam para vencer a competição. Nem mesmo as mais recentes tecnologias e estratégias de negócio podem oferecer o poder absoluto das ideias geradas por um grupo diversificado de pessoas tentando resolver um problema. Quanto mais cérebros com diferentes origens e experiências estiverem sentados ao redor da mesa, maior a oportunidade para ideias originais e revolucionárias. E não há força de trabalho verdadeiramente diversificada sem funcionários que estão envelhecendo. Líderes empresariais bem-sucedidos têm testemunhado a magia que acontece quando os funcionários de diferentes culturas, raças, sexos e idades trabalham juntos para criar algo totalmente inesperado – algo que eleva uma marca ou empresa à vanguarda do seu setor.

Funcionários mais velhos são a pedra angular de uma força de trabalho diversificada. Sempre que um negócio encontra erros ou tempos difíceis — e todos eles encontram eventualmente — os trabalhadores mais velhos estão presentes para fornecer orientação e perspectiva. A força de trabalho da empresa é uma comunidade, e essa comunidade precisa de insights fundamentados de funcionários que viveram mercados em alta, recessões e todo tipo de oscilação econômica e reestruturações do setor. Além disso, funcionários mais velhos simplesmente sabem mais sobre a vida que os mais jovens, porque eles têm mais experiência com ela. Sempre que um funcionário mais jovem tem dificuldade para equilibrar a família e trabalho ou para vivenciar outros problemas que afetam a qualidade do seu desempenho no trabalho, os trabalhadores mais velhos estão presentes para oferecer orientação. Isso fornece um nível de valor para as empresas que pode não aparecer em seus orçamentos anuais, mas, mesmo assim, podem determinar se elas terão sucesso, ou desaparecerão da lista Fortune 500.

FONTES:

1 Cognitive Predictor and Age-Based Adverse Impact Among Business Executives, Klein et al. 2015
2 Carstensen, Fung, & Charles, 2003; Charles, Piazza, Luong, & Almeida, 2009

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