Sete erros de seleção do local que podem levar as empresas de serviços financeiros à falência

Sete erros de seleção do local que podem levar as empresas de serviços financeiros à falência

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Sete erros de seleção do local que podem levar as empresas de serviços financeiros à falência
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Calendar15 Novembro 2018

A globalização continua a moldar o setor de serviços financeiros, exigindo que as empresas internacionalizem suas operações e expandam sua presença em todo o mundo.

Na era pós-crise financeira mundial, a maioria das empresas de serviços financeiros dedicou um olhar atento a suas estruturas corporativas e presença global. Mais recentemente, o Brexit e uma guerra comercial iminente têm feito com que as empresas de serviços financeiros considerem a seleção de locais não tradicionais que poderiam agitar um setor construído sobre o poder e o prestígio das tradições de longa data. Centros financeiros venerados como Londres, Nova York e Tóquio têm reputações e credibilidade renomadas, mas também são incrivelmente caros e congestionados, em um mundo que está se tornando cada vez mais ágil, descentralizado e consciente de custos.

Outro elemento importante que acelerou esta tendência é o desenvolvimento do setor fintech, que promete transformar os modelos de negócios tradicionais e as formas com que estas empresas interagem com seus clientes até o momento. A FinTech está prestes a revolucionar o setor bancário convencional e o engajamento do consumidor por meio de plataformas e aplicativos avançados que agilizarão os pagamentos móveis e as transações de empréstimos peer-to-peer, bem como modernizará a maneira como as pessoas investem em ações, criptomoedas e como realizam outras transações financeiras pela internet através de seus smartphones. Esta descentralização do setor apresenta oportunidades sem precedentes, especialmente para o crescimento ou para economias emergentes. Determinar exatamente onde, e como, estabelecer uma nova presença em diferentes estados, países ou culturas exige uma complicada mistura de fatores críticos que poderiam — sem aviso prévio — devastar não só o risco de expansão, mas toda a marca e organização.

A chave para compreender qualquer situação complexa é dividi-la em seus elementos centrais e examinar, de todos os ângulos, como esses elementos estão conectados e como acarretam o sucesso ou fracasso. Para empresas de serviços financeiros, a seleção eficaz do local requer uma equipe coesa que ofereça um conjunto diversificado de conhecimentos e competências em tudo, desde o mercado imobiliário e legislação tributária internacional até engenharia ambiental e logística da cadeia de fornecimento. Navegar este nível de sofisticação requer diligência extraordinária. Abaixo apresentamos uma lista de sete desafios da seleção do local que as empresas de serviços financeiros devem resolver para evitar gastos dispendiosos ou até danos permanentes às suas marcas.

  1. Diferenças culturais: a comunicação transcultural representa uma variedade de desafios invisíveis e inesperados, visto que pessoas diferentes podem experimentar a mesma interação e ainda sair dela com conclusões e impressões totalmente diferentes. As seleções do local exigem discussões aprofundadas sobre temas elaborados como normas e regulamentos de licenciamento locais, problemas de construção e serviços públicos, além de outros assuntos culturalmente sensíveis sobre leis trabalhistas, questões políticas e protocolos financeiros. Cada equipe de seleção do local deve ter membros que sejam fluentes na língua e cultura das regiões selecionadas.

  2. Requisitos mal definidos: cada escolha do local é única e apresenta o seu próprio conjunto particular de desafios e obstáculos. Diversas vezes, as empresas de serviços financeiros negligenciam detalhes importantes no seu ímpeto por expandir sua presença e impressionar as partes interessadas. Equipes inteligentes de seleção do local contam com um sistema de freios e contrapesos integrado para garantir que os requisitos estejam claramente definidos e priorizados durante todo o processo, desde a descoberta até as negociações finais. Considerar simultaneamente vários locais ajuda as equipes a respeitar um escopo definitivo dos requisitos que devem ser confirmados com cada avaliação de local. Se os requisitos iniciais não estiverem claramente definidos e delineados, todo o projeto será colocado em risco.

  3. Falta de transparência: as seleções do local envolvem um vertiginoso número de pessoas, opiniões e insights profissionais que nem sempre se alinham ou se conectam de forma produtiva. As falhas de comunicação podem impactar todos os níveis do processo e resultar em erros dispendiosos que podem exigir tempo e dinheiro acima do planejado para corrigi-los. As equipes de seleção do local devem assegurar a aplicação de protocolos que garantam que todos os critérios sejam medidos por meio de dados e parâmetros objetivos. Todos os seres humanos estão propensos ao erro, então as equipes de seleção do local devem seguir diretrizes rígidas que protejam a integridade e a transparência das fontes de dados e procedimentos de pesquisa, bem como a divulgação e análise das informações.

  4. Investigação incompleta: as seleções do local impactam um amplo espectro de partes interessadas, e deve-se consultar cada uma delas cuidadosamente. A maioria dos casos de pesquisa incompleta é o resultado de falhas ao solicitar a plena participação de todas as partes interessadas — e não apenas as prontamente óbvias. Além dos decisores e habitantes das nações e municípios de destino, e suas respectivas entidades reguladoras, as equipes de seleção do local devem considerar municípios vizinhos, organizações de desenvolvimento econômico e de trabalho, bem como outros grupos relevantes da comunidade, políticos ou do setor. Abordar as prioridades destas partes interessadas desde o início é a chave para uma seleção do local bem-sucedida.

  5. Subestimar o impacto operacional total: a escolha do local é uma iniciativa de uso intenso de recursos, e é fácil que as empresas subestimem o impacto total que o processo poderá ter sobre as operações e prioridades atuais. Até mesmo a menor realocação de capital humano, tecnologia ou outros ativos pode repercutir em toda uma empresa e seus parceiros externos de maneiras que interferem em importantes relações e rotinas. Antes de iniciar o processo de seleção do local, as empresas devem realizar um teste de estresse que identifica as pessoas e os processos com maior probabilidade de serem afetados pelos procedimentos de seleção do local.

  6. Supervisão inadequada: a liderança eficaz é a chave para executar um projeto bem-sucedido de seleção do local. Os numerosos grupos e pessoas que contribuem para as decisões de seleção do local tornam esta operação altamente suscetível a silos de fluxo de trabalho, fragmentação de dados e benchmarks de desempenho negligenciados. As equipes de seleção do local devem ter uma entidade responsável pela prestação de contas em todos os níveis — desde definir os requisitos e avaliar as comunidades para análise da tributação/setor imobiliário até a aquisição final do local. Os mecanismos de supervisão devem ser implementados desde o início para impedir que dados ou processos corrompidos contaminem discussões e decisões subsequentes.

  7. Integridade da marca: a expansão das operações para aumentar a presença global de uma empresa de serviços financeiros é uma busca muito pública, cara e de grande importância. As notícias sobre uma falha na seleção do local se espalham rapidamente em todo o setor e em todo o mundo. As empresas de serviços financeiros que “fazem isso errado” sofrem danos catastróficos à sua identidade de marca e ficam associadas a percepções de incompetência, má gestão e tomada de decisão inapropriada. As equipes de seleção do local devem trabalhar com empresas de mídia para conduzir a narrativa sobre a eficácia e os benefícios da seleção do local. As empresas que “fazem certo” elevam a sua marca acima da concorrência e podem gerar negócios e lucros futuros com base em uma operação de seleção do local bem planejada.

Em conclusão, as empresas de serviços financeiros devem se lembrar que cada projeto de seleção do local é uma iniciativa singular que exigirá flexibilidade, perspicácia e vontade de aprender. Usar as mesmas estratégias e fazer as mesmas perguntas gerais são uma receita para o fracasso. No entanto, implementar uma estratégia imparcial, dinâmica e abrangente identificará os desafios desde o início, possibilitará soluções realistas e otimizará todo o processo. A conscientização situacional deve ser observada em todos os momentos, por todos os membros da equipe. Afinal de contas, as seleções do local bem-sucedidas são aquelas em que as pessoas prevalecem sobre o lugar.

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