Envelhecimento e Aposentadoria Antecipada: um Paradoxo

Our Thinking / Voice on Growth Economies /

Envelhecimento Saudável da Sociedade e Aposentadoria Antecipada: um Paradoxo
Calendar07 Junho 2017

Geralmente falamos sobre o envelhecimento da população sem levar em conta que se trata de um processo intimamente ligado à transição demográfica: a passagem de  um regime demográfico tradicional caracterizado por altos níveis de mortalidade e natalidade, a um regime demográfico moderno com níveis baixos e controlados de natalidade e mortalidade.

Essa diminuição da taxa de natalidade e o aumento progressivo da expectativa de vida das pessoas têm um impacto direto sobre a faixa etária da população, ao reduzir proporcionalmente o número de pessoas de idades mais jovens e aumentar o de idades mais avançadas.

As taxas de natalidade e mortalidade da população mundial tiveram um declínio considerável durante a segunda metade do século 20: Entre 1950 e 2000 a taxa de natalidade diminuiu de 37 para 22,7 nascimentos a cada 1.000 habitantes, e a mortalidade passou de 19,6 para 9,2 falecimentos a cada 1.000 habitantes.

Isso mostra claramente que a população mundial tem aumentado e envelhecido simultaneamente. Este processo de envelhecimento populacional não tem precedente. Em 2050, pela primeira vez na história, os idosos serão mais numerosos do que os jovens.


BAIXE O APLICATIVO  

  Saiba mais
Preencha o formulário para acessar o artigo completo.
*Campo Obrigatório