A cultura é a maneira como as pessoas entendem o mundo. Das ruas similares de Mumbai e das praias brasileiras às luzes de neon de Tóquio e aos ritmos da Cidade do México, a cultura é que nos dá a nossa identidade. A cultura também pode ser entendida no coletivo. Nações, regiões e locais de trabalho têm culturas que definem os indivíduos que constituem seus coletivos.
Quando grupos de pessoas se comportam segundo uma compreensão compartilhada de valores e sensibilidades, estão contribuindo para uma cultura. Empresas de economias em crescimento devem agir agora para estabelecer culturas internas prósperas que acolham as oportunidades emergentes de um mundo que está se transformando digitalmente.
A economia global em evolução proporciona às nações em crescimento um acesso inédito a um mercado internacional sem fronteiras. O ritmo rápido das mudanças, entretanto, coloca muitos líderes empresariais em conflitos relacionados ao valor e ao papel da cultura para o seu sucesso financeiro. Essa falta de consenso pode embaçar a visão de uma empresa, bem como confundir a força de trabalho e a base de consumidores de um negócio.
Diretores executivos, gerentes e profissionais de RH em empresas por todo o mundo muitas vezes têm diferentes interpretações quanto ao que a cultura significa para a lucratividade. As conclusões de uma pesquisa conduzida pela Mercer, "Mitigating Culture Risk to Drive Deal Value", que teve como foco transações de fusões e aquisições, oferecem às empresas de economias em crescimento informações valiosas sobre a complexidade da construção de consenso sobre a cultura:
Empresas de economias em crescimento devem ser proativas em definir quem são como uma cultura. A cultura valoriza a inovação tecnológica e as contribuições dos empregados, ou é avessa ao risco e estritamente hierárquica? A empresa enfatiza o esforço individual ou o trabalho em equipe? É focada no crescimento internacional ou na importância regional? É rebelde e irreverente ou humilde e séria? Qual é a definição de sucesso, e como os empregados e clientes são considerados nessa definição?
Uma cultura corporativa efetiva começa com a construção do consenso entre a liderança, a força de trabalho e as operações.