Desenvolvimento de habilidades para o futuro digital | Mercer

Our Thinking / Voice on Growth Economies /

Aumente a Habilidade para um Futuro Voltado para a Tecnologia
Calendar30 Maio 2017

Em todo o mundo, a tecnologia está mudando a maneira como trabalhamos. As tendências emergentes em diversos setores, desde os serviços financeiros ao varejo, vão do mais prosaico (marketing digital) à ficção científica de fronteira (impressão 3D). Como isso afeta as habilidades necessárias nesse cenário em rápida evolução?

É difícil iniciar uma conversa sobre o impacto da tecnologia hoje sem que ela rapidamente se converta em uma variedade de clichês aglomerados no mais recente discurso de gestão. Quase todas as organizações estão "passando por uma transformação tecnológica" ou "tornando-se digitais". Tão generalizadas como essas tendências parecem ser, há em muitas ocasiões uma falta de compreensão desses termos além de chavões.

Então, quais são as habilidades críticas nas quais as organizações e os indivíduos devem se concentrar dadas essas mudanças radicais na forma como trabalhamos? A resposta é compreensivelmente complexa e depende da indústria, da geografia e de outras variáveis. O relatório do Fórum Econômico Mundial The Future of Jobs[1] (O Futuro do Emprego) cita as competências essenciais relacionadas com o trabalho, como a resolução de problemas complexos, a aprendizagem ativa e a flexibilidade cognitiva, como sendo cada vez mais importantes para todos os setores num futuro próximo. Essas habilidades são ainda mais fundamentais em mercados emergentes, onde a evolução da tecnologia afeta empregos mais rapidamente do que em economias mais desenvolvidas.

Vemos essa visão reforçada em nosso trabalho com agências governamentais em vários países da Ásia. Ao identificar habilidades críticas em um nível industrial, a aprendizagem contínua, resolução de problemas e criatividade emergem em quase todas as indústrias, seja em indústrias de "alta tecnologia", como telecomunicações, ou setores "tradicionais", como manufatura.

Não surpreendentemente, outra habilidade que surge em todas as indústrias é a tecnologia de informação e comunicação (TIC) ou alfabetização digital - usando tecnologia digital, ferramentas de comunicação e redes para acessar, gerenciar, integrar, avaliar e criar informação4. Com a "Internet das Coisas" (Internet of Things - IoT) tendo um grande impacto sobre os consumidores (pense nos sensores que monitoram seu batimento cardíaco) e sobre a indústria (sensores que monitoram e prevêm o desempenho de equipamentos industriais), empresas aparentemente tradicionais estão pensando em arquitetura de dados e NarrowBand IoT.

 


BAIXE O APLICATIVO  

 

  Saiba mais
Preencha o formulário para acessar o artigo completo.
*Campo Obrigatório