O sucesso de um processo de M&A

O sucesso de um processo de M&A

Our Thinking / Career /

O sucesso de um processo de M&A
O sucesso de um processo de M&A
Calendar13 Março 2018

Um planejamento amplo e cuidadoso é necessário para qualquer projeto. Quando se consideram as atividades de Recursos Humanos em um processo de fusão, os fatores necessários variam de acordo com o papel da companhia na transação: comprador, vendedor, alvo ou fusão entre iguais. No entanto, todas as partes envolvidas em uma transação devem permanecer atentas à retenção de talentos.

Qual o fator necessário para se iniciar um M&A?

Um dos principais requisitos é responder à pergunta “Por que a transação será feita?” de forma sólida e clara. Esta pergunta, de aparente simplicidade, oculta informações de extrema relevância para todas as divisões de uma companhia na fase de preparação para o M&A.

Quem pode iniciar uma transação?

Normalmente, transações são iniciadas por acionistas, conselheiros ou a liderança de companhias, mas não existem regras. Uma vez que os requisitos estratégicos estejam definidos e haja interesse recíproco, se iniciam as discussões – a questão principal, porém, não é quem pode iniciar uma transação, mas quem pode aprova-la.

Processos de M&A são extremamente confidenciais por conta dos impactos que trazem para os negócios e para as pessoas; alcançar o equilíbrio adequado entre confidencialidade e envolvimento de pessoas chave para a decisão não é tarefa simples. Ter a liderança de Recursos Humanos como parte do grupo decisório de uma transação de M&A pode ser a diferença entre obter o retorno pretendido e ter de explicar ao mercado quais foram os equívocos cometidos na decisão de investimento. O fechamento da transação simplesmente marca o início da jornada.

Pontos de atenção para uma transação bem sucedida

Existem três perguntas que devem ser respondidas de forma satisfatória para que uma transação seja considerada bem sucedida:

  1. A estratégia da transação foi correta?
  2. As premissas consideradas foram corretas?
  3. A execução foi correta?

M&A é um negócio de pessoas

Os processos de M&A exigirão cada vez mais que a discussão de Recursos Humanos esteja na agenda estratégica de executivos e acionistas. Pessoas estão constantemente em mudança e o modo como gerenciamos transações deve evoluir na mesma velocidade para que tenhamos êxito de forma sustentável.

  • Segundo um estudo da Mercer, os principais riscos de pessoas em transações sãoA retenção de talentos antes, durante e depois da transação;
  • A aderência cultural das companhias;
  • Uma equipe de liderança competente e devidamente incentivada;
  • Níveis de remuneração e benefícios de ambas as empresas e,
  • A disponibilidade de talento para cumprir o plano de negócios.

Fatores de capital humano frequentemente impactam mais de uma dimensão e tê-los em conta o quanto antes no processo é essencial. Enquanto 40% dos entrevistados têm a perspectiva de que o tempo para tomada de decisões será cada vez mais reduzidos e 33% creem que a disponibilidade de informações será mais limitada, 57% afirmam que os compradores encontrarão níveis crescentes de competição. Esses elementos se tornam mais relevantes para multilatinas quando consideramos as incertezas político-econômicas com as quais convivemos e as práticas trabalhistas complexas de nossa região.

E como está o Brasil nas transações entre multilatinas?

Conforme dados do TTR, o volume de transações na América Latina alcançou por volta de USD 125 bilhões em 2017 e o Brasil representou c. 55% do total. Esses valores representam uma redução ao redor de 5% para a região e um aumento de 20% para o Brasil em comparação com o ano anterior. Por outro lado, dos USD 67 bilhões que o Brasil viu em transações no último ano, 40% vieram de operações domésticas e 43% foram transações que envolveram países da América Latina – os demais 17% foram originados por transações cross-border envolvendo países de fora da região.

O importante destes dados é que o Brasil continua em posição de destaque na região e quase dois terços das transações envolvem outros países, o que torna o cenário mais desafiador.

 

 

  Fale com a Mercer
Em breve retornaremos
*Campo Obrigatório