Produtividade e Engajamento: o Futuro do Trabalho

Produtividade e Engajamento: o Futuro do Trabalho

Our Thinking / Career / Produtividade e Engajamento: o Futuro do Trabalho

Produtividade e Engajamento: o Futuro do Trabalho
Mercer Brasil - Produtividade e Engajamento: o Futuro do Trabalho
Calendar09 Abril 2018

Uma das grandes discussões que a organizações mantém desde a primeira revolução industrial e que vai sobreviver a todas a próximas revoluções é a questão de produtividade.

A produtividade nada mais é que a melhor forma, processo ou caminho para que a organização consiga obter os melhores resultados, garantindo sua sustentabilidade.

Parece simples, não? Obviamente, não é.

Muita energia é dedicada a este tema e grande parte da inovação e novos desenvolvimentos tecnológicos tem basicamente este objetivo.

A Automação, Robotização, Inteligência Artificial, entre outros, começam a desenvolver um papel importante nesta equação. Isso por que traz um componente de maior rapidez e precisão em atividades operacionais e repetitivas, o que resulta em uma maior escala com menor custo.

Além disso vivemos uma era de trabalho em organizações ágeis, planejadas para trabalhar em equipe, com alta demanda. Encontramo-nos muitas vezes sobrecarregados, lidando com e-mails, aplicativos de mensagens, ferramentas de comunicação e muitos outros sistemas e novas tecnologias.

Todo este esforço de produtividade pode criar diversos impactos nesta mesma produtividade, que não podem ser ignorados. Especialmente em um detalhe bem conhecido: As Pessoas. Os problemas de engajamento e produtividade dos funcionários continuam a crescer tornando o desafio ainda mais difícil.

Novas tecnologias sem dúvida trarão um ganho de produtividade enorme. Mas qual será o verdadeiro ganho para a organização e para a sociedade se não pensarmos no desenvolvimento destas pessoas que antes executavam estas funções? Para termos uma ideia atualmente, entre outros pontos de atenção, estima-se que:

  • Cerca de 60% das atividades e/ou profissões que serão relevantes em 20 anos sequer foram concebidas
  • Na mesma proporção, mais de 30% das atuais profissões e/ou atividades devem ser completamente extintas ou mudarão amplamente.
  • Boa parte das atividades que serão automatizadas pertence a funções onde a melhor mais conquistou espaço nas organizações – Office Management

Este alerta resume basicamente a importância de considerar o tema da produtividade de forma muito ampla.

Temos a certeza que novas profissões irão surgir para absorver a oferta de mão de obra humana. Não há dúvida. Mas o que as organizações tem feito para prepará-la a tempo? Como especializar estas pessoas que hoje são ameaçadas pela automação?

A mensagem importante é: Considere o tema da Produtividade como um todo, levando em conta todo o desenvolvimento tecnológico, mas o desenvolvimento das pessoas. Lidar com a retenção de talentos e seu engajamento tem sido ação fundamental para a garantia do crescimento organizacional sustentável.

Somente com pessoas preparadas, felizes e engajadas, as organizações terão um efetivo progresso e irão prosperar de forma consistente, duradoura e sustentável frente aos seus concorrentes.

Vamos explorar estes e muitos outros temas em nosso Fórum América Latina que acontece em Maio, em Miami.

Saiba mais aqui

  Cadastre-se para receber
Enviaremos também para o seu e-mail
*Campo Obrigatório