Mobilidade: como a Mercer pode ajudar na transferência de funcionário

Mobilidade

Our Thinking / Career /

Mobilidade: como a Mercer pode ajudar na transferência de funcionário
Calendar18 Junho 2018

Nos últimos anos, deu para perceber claramente uma mudança no mercado com o aumento da mobilidade global. Pode reparar: cada vez mais, encontramos empresas que oferecem programas de carreira internacional em sua estratégia de pessoas, promovendo a transferência de funcionário entre unidades do negócio.

Diante desse novo cenário, é importante que as empresas aprendam a criar uma estratégia eficiente de mobilidade, gerenciando adequadamente os custos desse processo e garantindo maiores ganhos e competitividade no mercado.

Pensando justamente nisso, resolvemos trazer para o post de hoje algumas informações valiosas sobre o processo de transferência de funcionário no contexto da mobilidade. De bônus, você ainda vai entender como a Mercer pode ajudá-lo com esse desafio. Leia até o final para conferir!

Como a mobilidade influencia o mercado?

Definitivamente, não é à toa que muitas empresas têm adotado a mobilidade de sua força de trabalho. E existem 4 grandes forças que levam a esse novo cenário. Conheça todas elas agora mesmo!

1. Contexto global

É fato: a concorrência internacional é cada vez maior. Para lidar com esse contexto e garantir a sobrevivência do negócio, é preciso expandir globalmente, usando para isso profissionais qualificados e de confiança. Além disso, é preciso ficar de olho, uma vez que carreiras internacionais passaram a ser oferecidas pela concorrência, o que gera preocupação em relação à perda de talentos.

2. Necessidades corporativas

Muitas organizações que começam a avançar com o plano de internacionalização de seus negócios logo identificam a necessidade de habilidades e experiências específicas em outras localidades. Para lidar com isso e ter sua expertise bem distribuída pelo mundo, pode-se optar pela transferência de funcionário.

3. Mindset dos funcionários

É cada vez mais comum que os talentos do mercado queiram seguir carreiras com mais valor e propósito. Assim, não é difícil que seu interesse se volte para oportunidades internacionais, cenário onde vivem experiências totalmente novas. Empresas que não oferecem essa possibilidade, portanto, acabam perdendo talentos para a concorrência.

4. Pressão de custo

Empresas que percebem a importância do processo de mobilização para a continuidade de seus negócios se deparam com uma questão importante: custos. E estamos falando aqui tanto da perda de talentos e de oportunidades como dos custos da criação de um processo eficiente de transferência.

Todos esses fatores resultam em um grande desafio para as empresas: entender suas necessidades de mobilização e desenvolver um processo que funcione para seus funcionários e seu core business.

Como a Mercer ajuda a superar esse desafio?

A Mercer é uma empresa global, especializada em soluções voltadas para a otimização de investimentos em talentos das organizações. Em meio a esse universo está a mobilidade global. Especificamente para esse desafio, a Mercer age por 3 grandes focos: informações estratégicas, consultoria e tecnologia.

1. Informações estratégicas

A empresa fornece uma série de dados e informações sobre o mercado de mobilidade para os clientes, com análises feitas de forma personalizada, considerando as necessidades de cada negócio. Os principais estudos fornecidos são:

custo de vida: análise do custo de vida entre a cidade de origem e de destino da mobilidade, para cálculo da equalização do poder de compra do funcionário;

  • qualidade de vida: análise de diferencial de qualidade de vida entre a cidade de origem e de destino, a fim de compensar o funcionário por qualquer decréscimo de condição de vida relacionada à liberdade de expressão, fatores sócio políticos, segurança, entre outros fatores;​
  • taxas e impostos: estimativa de taxas e impostos que o funcionário (ou a empresa) deve pagar no local;
  • estimativa de custos totais: previsão de custos totais do programa de mobilidade.

2. Consultoria

O segundo foco está no desenvolvimento da estratégia de transferências internacionais. Para tanto, a Mercer oferece uma consultoria completa, construindo a partir daí um programa eficiente na empresa. Isso envolve o levantamento das necessidades de mobilidade, a efetiva construção das estratégias e de uma política ou diretriz de transferência internacional própria, além de análise comparativa de mercado com determinado cluster de empresas, a fim de avaliar a competitividade da estratégia de expatriação.

Primeiramente, a consultoria ajuda a empresa a compreender quais são suas reais necessidades para o programa, identificando o perfil ideal dos funcionários a serem enviados para outras localidades e auxiliando na identificação, no recrutamento e na preparação dessas pessoas para as missões de trabalho.

Para que isso funcione perfeitamente, é preciso definir uma diretriz de mobilidade, que deve seguir a filosofia de negócios da empresa. É a hora de indicar o foco do projeto, que pode ser voltado para executivos, líderes, funcionários de média coordenação e até mesmo para cargos operacionais.

Com a estratégia já pensada, é comum que a empresa queira referências para fazer comparações com o mercado. Afinal, uma das preocupações que surgem aqui diz respeito à perda de talentos para a concorrência. Sabendo disso, a Mercer oferece um estudo de benchmark para os clientes, mostrando como sua política é condizente com as demais empresas no setor.

3. Tecnologia

Por fim, é mais que válido destacar que todas as soluções da Mercer usam a tecnologia para oferecer melhores resultados e benefícios para os clientes. Os dados coletados e analisados, os estudos realizados e os treinamentos oferecidos são feitos via sistemas computadorizados, plataformas e aplicativos móveis.

Unindo essas 3 frentes, a Mercer ajuda seus clientes a entenderem suas necessidades de mobilidade, a desenvolverem uma estratégia de expansão e mobilização de talentos internacionais, bem como a preparar seus funcionários para o processo. Pode apostar: tudo isso garante os melhores resultados para a organização.

Que soluções a Mercer oferece?

Os serviços da Mercer podem ser contratados em diferentes soluções, dependendo das necessidades de cada organização. Confira agora aqueles relacionados à mobilidade e à transferência de funcionários!

Mercer Learning

A primeira solução oferece treinamentos e cursos para a carreira de Global Mobility. São ideias para os funcionários que vão assumir esse desafio dentro das organizações e precisam de um suporte sobre o tema. As sessões de treinamento são promovidas nos escritórios da Mercer ou no escritório dos clientes que queiram um programa exclusivo.

Mobility Consulting

A solução de Mobility Consulting é a consultoria oferecida pela empresa para o desenho das variáveis de internacionalização de talentos. O processo envolve:

  • desenvolvimento da estratégia;
  • desenvolvimento das políticas de mobilidade;
  • apresentação de benchmark;
  • orientações para otimização e sucesso.

Tudo é feito a 4 mãos entre a Mercer e o cliente. Dessa forma, o time responsável pela estratégia também é preparado para dar continuidade ao projeto com sucesso.

Mobility Data

Essa solução é focada no fornecimento de dados e informações a fim de otimizar e facilitar a construção de uma estratégia de mobilidade eficiente. Entram aí relatórios de custo e qualidade de vida, tabela de aluguéis para expatriados, escolas internacionais, transporte e assim por diante.

Mobility Software

Por fim, as soluções de Mobility Software oferecem todas as informações sobre o plano de mobilidade da empresa para os funcionários responsáveis, facilitando sua gestão. Com uma plataforma simples e intuitiva, é possível supervisionar custos, previsões de retorno, performance e demais indicadores que devem ser acompanhados.

A mobilidade é uma realidade do novo cenário global. Não tem como fugir disso. A boa notícia é que a Mercer tem o conhecimento necessário e disponibiliza as melhores soluções para otimizar esse processo dentro de qualquer negócio.

E agora que você já sabe da importância de se adaptar à mobilidade e de ter um processo de transferência de funcionário eficiente, responda: acha que é o momento de lidar com esse desafio no seu negócio? Entre em contato com a Mercer e comece logo seu projeto!

  Receba nossa newsletter
Cadastre-se para receber sempre os melhores conteúdos escritos por nossos especialistas. Não se preocupe, nós não enviamos Spam.
*Campo Obrigatório