5 dicas para sair do tradicional e fazer um RH estratégico

RH estratégico

Our Thinking / Career /

5 dicas para sair do tradicional e fazer um RH estratégico
5 dicas para sair do tradicional e fazer um RH estratégico
Calendar26 Junho 2018

Quem trabalha com Recursos Humanos já deve ter percebido que a abordagem e atuação da área têm mudado bastante nos últimos anos. Cada vez mais, é preciso adotar o modelo de RH estratégico para acompanhar o futuro das organizações e estimular resultados superiores onde todos prosperem.

Resultado de um mercado mais competitivo e tecnológico, o RH 4.0 é uma tendência de transformação importante para os negócios que querem se manter produtivos e garantir os melhores talentos como parte da força de trabalho do amanhã.

Esse cenário criou o que é conhecido como novo paradigma de estratégia de pessoas, com as empresas enxergando os funcionários como centro das transformações. Assim, os negócios se tornam mais competitivos e prósperos perante o mercado. O relatório Thriving in the age of disruption mostra essa e outras relações importantes para o sucesso das organizações.

Para adotar o RH estratégico e acompanhar as tendências do mercado, é necessário, antes de mais nada, compreender seu funcionamento e sua importância. Pensando nisso, resolvemos trazer para este post as principais informações sobre o modelo, bem como as melhores práticas para implementá-lo em seu negócio.

Leia até o final para conferir!

O que é RH estratégico?

Podemos entender o RH estratégico como um modelo de gestão da área de Recursos Humanos. Nesse contexto, o objetivo do time de RH passa a ser contribuir para os resultados e as metas da organização, transformando-se em um elemento-chave do negócio.

Essa transformação é resultado da 4ª Revolução Industrial e da percepção de que são os funcionários da empresa os elementos mais importantes para seu sucesso. Como o RH é responsável por recrutar e manter os funcionários motivados, a área passa a ter um papel mais estratégico dentro das organizações.

Diferentemente do RH tradicional, no modelo estratégico, o time de Recursos Humanos não é focado em atividades e processos burocráticos, como controle de horários e gestão de pagamentos. Nesse contexto, tais tarefas são automatizadas para que a equipe consiga se dedicar a ações mais importantes para o negócio, realmente estratégicas. Os objetivos da área são:

o    contribuir para o alcance dos objetivos, da missão e das metas do negócio;

o    alavancar transformações culturais e antecipar-se às mudanças de modelo de negócio das organizações

o    definir as habilidade se competências de uma força de trabalho do futuro

o    estimular o desenvolvimento dessas novas competências com os líderes

o    proporcionar mais competitividade para a empresa;

o    encontrar e conquistar os melhores talentos do mercado;

o    articular um propósito claro e mobilizador

o    gerenciar engajamento

o    estimular prosperidade nas relações de todos os stakeholders

o    desenvolver e proporcionar maior equilíbrio e flexibilidade no ambiente de trabalho;

o    encorajar o protagonismo para carreira de cada um

Ao adotar esses objetivos, a área de Recursos Humanos passa a ser mais estratégica, realmente contribuindo para os resultados da organização.

Por que essa mudança é importante?

Além de ser uma forma de acompanhar as tendências do mercado, a mudança do RH tradicional para o estratégico proporciona diversos benefícios para qualquer organização. Confira a seguir os principais ganhos gerados por esse modelo de gestão!

Otimização de processos

O desenvolvimento do RH estratégico só é possível com a adoção de soluções tecnológicas que otimizem os processos da área, melhorando sua execução. Com isso, as tarefas que antes eram o centro das atividades se tornam secundárias e sua execução passa a ser mais precisa e rápida, uma vez que são feitas por soluções automatizadas.

Produtividade da equipe

Nesse cenário, o foco do time de RH é alterado, centralizando-se no ambiente interno para garantir que os funcionários se mantenham motivados e satisfeitos com suas funções e tarefas. Dessa forma, a produtividade tende a aumentar.

Redução de custos

A redução de custos diretamente ligados ao setor e aos funcionários em si passa a ser foco do RH. Com a adoção de soluções tecnológicas que otimizam as tarefas e eliminam erros manuais, a economia é automática. Além disso, passando a realizar processos estratégicos, as perdas por baixa produtividade e rotatividade de funcionários também diminuem.

Importância da área

Com um papel mais estratégico, contribuindo para os ganhos da organização e o alcance de seus objetivos, a área de RH passa a ter mais visibilidade e importância. Isso é essencial para garantir os investimentos necessários a fim de melhorar o ambiente interno e a qualidade de vida dos funcionários.

Como sair do tradicional e fazer um RH estratégico?

Agora que você já sabe o que é RH estratégico e qual a sua importância, confira 5 mudanças que você deve fazer para implementar esse modelo no seu negócio!

1. Mudança do mindset da gestão

O primeiro passo para adotar o RH estratégico no negócio é mudar o mindset não só do time de Recursos Humanos como da administração da empresa. É preciso que o novo papel do RH seja reconhecido pelas demais áreas da organização.

Caso essa mudança parta da gestão de RH, é importante fazer um levantamento que mostre a capacidade do setor em impactar os resultados do negócio. Esses dados devem ser levados para a gestão, mostrando como a mudança nos objetivos da área podem resultar em mais ganhos e benefícios para toda a organização.

2. Terceirização de processos burocráticos

A terceirização de processos burocráticos também é uma prática essencial para as empresas que desejam mudar seu modelo de RH. Essa mudança garante que tais atividades não tomarão mais o tempo do time, mas nem por isso deixarão de ser feitas com eficiência e qualidade por parceiros especializados.

3. Automação de atividades repetitivas

Atividades que não podem ser terceirizadas, mas são repetitivas e tomam tempo dos funcionários devem ser automatizadas com a ajuda de sistemas tecnológicos. O ideal é que elas não sejam mais executadas pelo time, que passa a ficar responsável apenas por seu monitoramento e pela coleta de dados.​

4. Adoção de soluções tecnológicas

Indo além das soluções focadas na automação, outras ferramentas tecnológicas também devem ser adotadas. Sistemas de inteligência de gestão são importantes para aumentar a eficiência da área, como softwares de recrutamento ou plataformas de educação corporativa.

A boa notícia é que são diversas as opções no mercado capazes de ajudar um negócio tanto nas questões operacionais como nas estratégicas. O ideal é buscar um parceiro para identificar quais processos e sistemas fazem sentido para os objetivos da organização, bem como quais mudanças devem ser feitas no ambiente para implementá-las.

5. Uso de plataformas de analytics

Por fim, é fundamental para o sucesso do RH estratégico a adoção de plataformas de analytics, soluções que permitem à área se tornar estratégica e tomar decisões com base em dados reais da empresa, assim como outras áreas estratégicas fazem.

Esses softwares oferecem funcionalidades para o acompanhamento de métricas de desempenho dos funcionários, identificando pontos que necessitam de melhorias e otimizações. Os dados coletados também podem ser usados para criar relatórios e apresentações para as demais áreas, mostrando a importância do setor de Recursos Humanos para todos.

Depois de tudo isso, ficou mais que evidente que o RH estratégico é uma realidade do mercado e traz melhorias para as empresas que o adotam, certo? Diante disso, se sua organização ainda não reconhece a importância dessa área e da valorização dos funcionários, esse é o momento de mudar!

E então, gostou de saber o que é RH estratégico e como adotar esse modelo na sua empresa? Acha que esse conteúdo pode ser útil para outras pessoas? Então que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?

  Receba nossa newsletter
Cadastre-se para receber sempre os melhores conteúdos escritos por nossos especialistas. Não se preocupe, nós não enviamos Spam.
*Campo Obrigatório