Universidades brasileiras adotam vestibular por internet utilizando plataforma da Mercer | Mettl

Monitoramento online com ferramentas de inteligência artificial permite a realização de exames virtuais com segurança e livres de fraudes

 

São Paulo, setembro de 2020

Com o isolamento social exigido no combate à pandemia da Covid-19, diversas universidades privadas do país decidiram implementar provas online em seus próximos vestibulares. Dezenas de instituições alteraram o formato tradicional de seus exames, entre as quais se destacam FAAP e Ibmec.

Originalmente desenvolvida para facilitar e gerenciar processos de recrutamento e seleção, a plataforma da Mercer|Mettl também é bastante conhecida pelas empresas que a utilizam para conduzir “assessments”, isto é, avaliações de funcionários em programas de gestão de talentos, planejamento de sucessão e outras importantes práticas de Recursos Humanos no mundo corporativo.

Para as provas virtuais, a plataforma Mercer | Mettl é reforçada com várias funcionalidades de segurança como, por exemplo, autenticação de candidatos multifatorial, navegação segura e encriptação de dados. Esse conjunto de recursos tem a finalidade de garantir a identidade do indivíduo que realiza o teste e a integridade do ambiente em que ele é realizado. Isso significa que o sistema desabilita imediatamente quaisquer tentativas de abrir novas abas ou arquivos, navegar em sites diversos, duplicar ou compartilhar a tela, enviar e-mails, abrir dispositivos de memória externa, ter a máquina acessada por softwares de acessibilidade remota, ou imprimir, copiar ou colar qualquer conteúdo.

A plataforma diferencia-se pela incorporação de uma funcionalidade denominada proctoring, um algoritmo baseado em inteligência artificial (IA) que sinaliza quaisquer comportamentos suspeitos dos candidatos que são capturados via webcam, microfone e tela do computador que está sendo utilizado para realizar o exame. Além da detecção facial do aluno, a IA também reconhece gestos ou movimentos suspeitos, utilização de dispositivos móveis e a presença de outras pessoas no ambiente em que está sendo feita a prova.

“O advento da COVID-19 fez com que as instituições de ensino acelerassem ainda mais a velocidade de sua jornada de transformação digital”, afirma Antonio Salvador, líder de negócios de Career da Mercer Brasil. Assim como aconteceu com empresas de todos os setores, a pandemia também impactou a comunidade escolar, obrigando educadores e alunos a se adaptarem a uma nova realidade, o que inclui lecionar e assistir a aulas online. “O fato é que a educação pós-pandemia nunca mais será a mesma e incluirá modalidades como o ensino híbrido, que mescla o presencial com o virtual, e a utilização cada vez maior da tecnologia e de ferramentas inovadoras para  que os alunos possam continuar tendo aula independentemente do local onde se encontrem”, complementa o consultor.

O sistema de exames online da Mercer | Mettl é totalmente customizável e escalonável, de acordo com as necessidades da instituição. A plataforma aceita qualquer tipo de formato de perguntas e variedade de matérias ou conteúdos. A solução também é ofertada na versão MPaaS – Mettl Proctoring as a Service – em que os recursos antifraude são integrados ao sistema do cliente via API ou LTI.

"Foi muito importante contarmos com a plataforma em um momento em que houve a necessidade de passar toda a dinâmica do nosso vestibular para o ambiente online, garantindo a segurança dos candidatos, bem como a qualidade da avaliação Ibmec e seus critérios", explica Reginaldo Nogueira, Diretor Geral do Ibmec de São Paulo e de Brasília.

Outra grande vantagem da plataforma é que ela permite que os exames sejam processados rapidamente e os resultados divulgados em poucas horas ou até mesmo em tempo real. Essa agilidade e a conquista dos mais importantes certificados de segurança mundiais, como a ISO 27001 e o selo GDPR concedido pela União Europeia, também influenciaram a adoção da solução da Mercer | Mettl por diversas instituições certificadoras, entre elas a Abrapp e a ENS.

 

Sobre a Mercer

A Mercer oferece aconselhamento e soluções orientadas à tecnologia que ajudam as organizações a atender às necessidades de carreira, previdência, investimentos e saúde de uma força de trabalho em constante mudança. São mais de 25.000 funcionários localizados em 44 países e com atuação em mais de 130. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com mais de 76 mil colegas e receita anual de mais de US$ 17 bilhões, a Marsh & McLennan apoia seus clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.

Visite: www.mercer.com.br