Segurança Financeira

Mercer Exige Novos Imperativos para Segurança Financeira

• 29 de janeiro de 2018

Nova pesquisa realizada em vários países sobre o ponto de vista de consumidores, líderes empresariais e do setor público fornece informações acionáveis sobre como lidar com o déficit financeiro.

A Mercer, uma consultoria líder mundial em promover a saúde, o patrimônio e a carreira, e uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), divulgou hoje os resultados de uma nova pesquisa voltada para a segurança financeira.

Saudável, Próspero e Produtivo no Trabalho, da Mercer – nova pesquisa global identifica imperativos fundamentais para a segurança financeira nas áreas de saúde, ação, tecnologia e estruturas. O estudo, que foi realizado em 11 países, 7 regiões, com 7.000 adultos acima de 18 anos e 600 tomadores de decisão seniores dos setores privado e público, apresenta dados relevantes e descreve ações potenciais para melhorar a segurança financeira, incluindo as seguintes descobertas:

• A maioria das pessoas acreditam que não terão o suficiente para manter o padrão de vida na aposentadoria: As pessoas esperam passar 15-20 anos na aposentadoria, mas sem um melhor planejamento, muitos viverão além de suas economias. Com a poupança pessoal não suficiente, a pesquisa demonstrou que apenas 25% dos adultos entrevistados estão confiantes de que conseguirão economizar o suficiente para a aposentadoria.
  • A idade de aposentadoria desapareceu: A idade de aposentadoria esperada já não se aplica, pois as pessoas estão trabalhando mais tempo, seja por escolha ou por necessidade econômica. Mais de dois terços (68%) dos respondentes esperam continuar trabalhando de alguma forma ou nunca se aposentar. Como trabalhar mais exige um grau de aptidão física, a saúde agora é vital para o patrimônio. Embora apenas 39% confessem estar em excelente/boa saúde suficiente para o trabalho que possuem hoje.
  • As pessoas não estão economizando proativamente: Oitenta e um por cento dos adultos sentem-se pessoalmente responsáveis pela renda de sua aposentadoria, embora muitos não tomem as ações necessárias. Vários fatores (stress, viabilidade, acesso e confiança no investimento, idade, gênero e estágio de vida) afetam a capacidade das pessoas para economizar e investir. Atualmente, um terço dos pesquisados não fez cálculos financeiros para as economias necessárias para a aposentadoria – e o maior segmento da força de trabalho (Millenials – Geração Y) muda de trabalho com mais frequência, o que também tem um impacto significativo nas economias. As mulheres enfrentam uma diferença de gênero na desigualdade salarial e na continuidade da carreira, e os trabalhadores da economia “gig” (Economia sob demanda) ou informal estão praticamente por conta própria.
  • Os empregados confiam nos conselhos sobre poupança de seu empregador: Os resultados da pesquisa demonstram que as pessoas têm um grau alto de confiança no conselho de empregadores, com 79% dos entrevistados afirmando que confiam nos empregadores para conselhos bons e independentes sobre planejamento, poupança e investimento. Este ponto demonstra oportunidades para os empregadores desempenharem um papel crucial no enfrentamento dos obstáculos de investimento atuais para os indivíduos. Para efeito de comparação, apenas um em cada seis pesquisados afrimam já ter buscado um consultor financeiro para ajudar em seus cálculos de economias para aposentadoria, talvez porque apenas 56% dos pesquisados afirmam confiar em aconselhadores financeiros.
  • Todos devem colaborar: Indivíduos, empregadores e governos devem trabalhar juntos para assegurar a segurança financeira para todos. A inovação, a tecnologia, novas formas de pensar e a adaptação cultural desempenham um papel na reinvenção das expectativas para atender novas realidades.

"O estado atual da segurança financeira exige uma revolução", disse Renee McGowan, Diretor Global de Patrimônio Individual, da Mercer. "A boa notícia é que, se a ação for tomada agora, há oportunidades para abordar o déficit da poupança financeira e nos colocar no caminho que acompanha as normas culturais de hoje. A sociedade está mudando - e nossa abordagem de poupança e segurança financeira deve mudar junto com ela ".

Os resultados da pesquisa exigem ações significativas e imediatas para resolver o atual déficit de poupança global.

"O catalisador para a nossa pesquisa foi a convergência de várias tendências globais, incluindo incerteza econômica, déficits de pensão, pessoas vivendo mais tempo, idade e redução de benefícios de empregados, entre outros fatores. Essas tendências se cruzam na saúde, no patrimônio e nas carreiras, de modo que o planejamento da segurança financeira deve atender a cada uma dessas áreas principais ", disse Rich Nuzum, Presidente da  área de Patrimônio, da Mercer. "A expectativa de aposentadoria em uma certa idade não se aplica mais. À medida que as pessoas vivem e trabalham por mais tempo, é hora de aposentar o conceito de aposentadoria como a conhecemos atualmente. Para viver bem mais tarde, precisamos agir agora - e a responsabilidade de agir cabe ao setor privado, ao setor público e aos indivíduos ".

A pesquisa Saudável, Próspero e Produtivo no Trabalho: Os Novos Imperativos para a Segurança Financeira e sua metodologia podem ser encontradas aqui.

A Mercer oferece conselhos e soluções tecnológicas que ajudam as organizações a atender às necessidades de saúde, patrimônio e carreira de uma força de trabalho em mudança. Os mais de 22.000 empregados da Mercer estão baseados em 44 países e a empresa atua em mais de 130 países. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com mais de 60.000 empregados e receita anual de mais de US$ 13 bilhões, através de suas empresas líderes de mercado, incluindo Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman, a Marsh & McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo. Para mais informações, visite www.mercer.com.br. Siga a Mercer no Twitter @MercerBrasil.