Empregados têm preocupações diferentes de empregadores para decidir sobre mudança de cidade, revela pesquisa

• 13 novembro 2018
  • Latam, Brasil

Estudo realizado pela consultoria Mercer revela que segurança é duas vezes mais importante para trabalhadores do que para empregadores, que se preocupam mais com questões relacionadas à carreira.

O estudo “Pessoas em primeiro lugar: estimulando o crescimento em megacidades emergentes”, realizado pela Mercer, líder global de consultoria em saúde, carreira, previdência e investimentos, mostrou que segurança e proteção é um fator decisivo para trabalhadores de Belo Horizonte (MG) decidirem se mudam ou ficam na cidade. Essa questão, por outro lado, é considerada menos importante para os empregadores, que valorizam 2,6 vezes mais oportunidade de trabalho e carreira ao fazer uma oferta de transferência para outras cidades.

A pesquisa foi realizada com 7.200 trabalhadores e 577 empregadores em 15 megacidades atuais e futuras de sete países: Brasil, China, Índia, Quênia, México, Marrocos e Nigéria, com o objetivo de entender as necessidades dos trabalhadores nas cidades de crescimento mais rápido do mundo. Essas localidades foram selecionadas porque, de acordo com as Nações Unidas, juntos, terão uma população de 150 milhões de pessoas até 2030 e forte PIB (Produto Interno Bruto) projetado.

Para avaliar as motivações dos trabalhadores frente a esse cenário de competição acirrada de talentos, foram considerados quatro fatores-chave: humano, saúde, dinheiro e trabalho.

Um dos resultados que mais chama atenção é que apenas 19% dos entrevistados consideram a renda total como principal razão para permancer ou deixar uma cidade.

Outro destaque é que somente 34% dos trabalhadores acreditam que seu trabalho se tornará mais eficiente com inteligência artificial, enquanto em cidades chinesas também pesquisadas esse índice ultrapassa os 60%. Na outra ponta, fatores decisivos para 96% são acesso à saúde subsidiada e planos de bem-estar e oportunidade de desenvolver habilidades pessoais e profissionais.

“Os mercados emergentes, como o Brasil, oferecem oportunidades de crescimento sem precedentes, com potencial de ultrapassar grandes mercados. Mas, para isso, é preciso atrair e reter talentos”, explica Eduardo Marchiori, CEO da Mercer. Essa pesquisa foi desenvolvida justamente para investigar as razões humanas e sociais pelas quais as pessoas permanecem ou mudam de cidade e, consequentemente, ajudar empresas e governos a vencerem as barreiras que dificultam a atração e retenção de talentos.

Uma das principais conclusões do estudo é que a maioria dos trabalhadores considera que suas cidades apresentam baixo desempenho nos fatores mais relevantes para eles. Enquanto segurança, questão mais importante para os belo-horizontinos, tem 93% de relevância, o desempenho desse fator é de 50%. Mobilidade tem 91% de relevância e desempenho de 50% e habitação acessível, terceiro fator mais importante, tem 90% de relevância e 54% de desempenho. “Isso significa que há um longo caminho a percorrer para atender às necessidades desses trabalhadores”, afirma Marchiori.

A oferece conselhos e soluções orientadas pela tecnologia que ajudam as organizações a atender às necessidades de saúde, previdência,  investimentos e carreira de uma força de trabalho em transformação. Os mais de 23.000 funcionários da Mercer estão baseados em 44 países e a empresa atua em mais de 130 países. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com cerca de 65 mil colegas e receita anual de mais de US$ 14 bilhões, através de suas empresas líderes do mercado, incluindo Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman, a Marsh & McLennan ajuda os clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo. Para mais informações, visite www.mercer.com.br.