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TALENTO — A CHAVE PARA OTIMIZAR A ESCOLHA DO SITE ORGANIZACIONAL


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A expansão internacional e a transferência da atividade empresarial para outras regiões já fazem parte da agenda de organizações há décadas, por inúmeras razões — a busca de novos clientes, menores custos trabalhistas, maior qualidade/produtividade da força de trabalho, ou a disponibilidade de determinadas competências são os objetivos comumente citados. De fato, a escolha do local pode ser uma das maiores decisões financeiras enfrentada por muitas empresas.

O fornecimento, a qualidade e os custos da força de trabalho são normalmente os fatores mais variáveis na hora de avaliar as opções para se expandir, consolidar, estabelecer ou transferir e, por esta razão, projetar o fornecimento e as necessidades de talento é essencial. Isto envolve:

  1. Uma avaliação do mercado de trabalho interno (sigla IML em inglês), que descreva os fluxos de talento dentro, em ritmo ascendente e fora de sua organização, destacando os riscos e as áreas críticas de foco.
  2. Uma análise de mercado de trabalho externo (sigla EML em inglês), para avaliar o fornecimento e o custo futuros de talento para o planejamento da força de trabalho em diversas localidades alternativas. Ao avaliar a disponibilidade atual de força de trabalho e, mais importante, estimar as condições futuras, a análise ELM oferece um quadro completo da viabilidade do mercado de trabalho.  
  3. O desenvolvimento de uma proposta de valor para os empregados de uma localidade específica (sigla EVP em inglês). Uma EVP que funcione em seu mercado nacional pode não ser tão eficaz em um mercado internacional. São muitas as variáveis, dependendo das percepções externas da marca organizacional e da marca do produto. As empresas devem levar em conta a “adequação” da seu EVP para atrair talento imediato e futuro.

Ao combinarem as três tarefas apontadas acima, as organizações conseguem obter respostas às seguintes perguntas: Quantos e qual o tipo de empregados serão necessários para atingir os objetivos operacionais e comerciais? Qual é a melhor fonte para encontrar talento? Como podemos atrair e reter talento?


SOBRE OS AUTORES

Phil Shirley, Parceiro da Mercer , Grande China, na área de Fusões e Aquisições

Phil é parceiro da Mercer em Hong Kong. Ele é responsável pelo negócio M&A (Fusões e Aquisições) da Mercer, na Grande China, além de atuar como gerente de relacionamento para uma série de clientes multinacionais de grande porte.

Dion Groeneweg, Parceiro da Mercer nas áreas de Transformação de RH e Líder em Planejamento de Força de Trabalho, e Mercados em Desenvolvimento

Dion ingressou recentemente no escritório da Mercer em Cingapura como parceiro na área de negócio de Talento. Ele é o líder da área de Transformação de RH e Planejamento de Força de Trabalho na Ásia, Oriente Médio, África e América Latina. Dion tem 25 anos de experiência em capital humano e gestão de mudanças, tendo desenvolvido programas de transformação altamente complexos para organizações na América do Norte, África, Ásia e Austrália. Dion está baseado em Cingapura.

Sue Reekie, Diretora da Mercer, em Hong Kong

Sue é diretora-gerente e líder de desenvolvimento de mercados na Mercer, Hong Kong, e integrante da Equipe de Liderança da Mercer na Grande China.

Andrzej Narkiewicz, Diretor da Mercer

Andrzej é diretor da Mercer com a responsabilidade por Análise de Mercado de Trabalho Externo e ofertas de escolha de site na Europa Oriental e Oriente Médio. Ele ajuda empresas a determinar fatores importantes para a tomada de decisões de locais de investimento e auxilia governos e municípios a criar condições ideais para atrair investidores. Andrzej está baseado em Varsóvia, Polônia.

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